Blog da Ro – Design Interiores e Arte

Novidades e Notícias sobre design e minha Arte

Decoração-Cozinha

Estou com novo endereço :  www.simplesdecoracao.com.br.

E desde o mês passado (setembro) estou postando e atualizando as páginas no www.simplesdecoracao.com.br.

Todo o conteúdo deste blog foi copiado para lá e agora lá postarei os próximos posts e responderei a seus comentários.

Vão lá me visitar, ok ?

———————————————

Introdução:

Por ser uma área de trabalho, a preocupação com a localização, tamanho, forma, ventilação,  funcionalidade, circulação, segurança, manutenção, elétrica, hidráulica, conforto para quem trabalha  e iluminação tem que ser muito maior.

Localização: O ideal é que a cozinha esteja perto da área social (área de jantar) e tenha fácil acesso para a área externa (para a chegada com compras). A cozinha pode ser ou não aberta para a sala. Neste caso é muito mais importante dar continuidade ao estilo da sala. Se esta for fechada, é bom que tenha também acesso à área íntima (quartos)  sem passar pela área social.

Forma e tamanho: As mais fáceis de organizar são as quadrada e retangular. Pense, no planejamento, na quantidade de pessoas que usarão a cozinha ao mesmo tempo;

Ventilação: Pense na ventilação (criando ventilação cruzada com as janelas  – prefira as que possuam algumas venezianas fixas ou não na parte superior – e portas) e, principalmente se a cozinha for aberta para a sala ou não tiver uma boa ventilação, em uma ótima  exaustão.  O fogão deve ser posicionado fora de correntes de ar.

Circulação e funcionalidade : A melhor forma de organizar a cozinha  é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem e de forma que a soma das distâncias, em linha reta,  para ir de um ao outro não seja maior que 6 a 7 metros. Se for possível, a distância da pia à geladeira deve ser a menor.  Assim, vc pega o alimento na geladeira, leva à pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar.  Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principamente em casas com crianças.  Prateleiras de altura regulável são muito interessantes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimos para cozinhas pequenas.

Veja a figura abaixo, que achei em um blog (esqueci de guardar o nome…). As medidas estão em polegadas.

triangulocozinha

O fogão deve ter o exaustor acima e se possível, bancadas laterais com 30 cm (mínimo) de cada lado. Perto dele devem ficar  recipientes com temperos, lugar para as panelas e gavetas. Se houver um forno separado ele deve ficar perto do fogão e também o forno de microondas. Uma bancada pequena próxima (resistente ao calor) é importante para apoiar os alimentos que saem do forno.

Entre o fogão e a pia devem estar os liquidificador, batedeira, processador, etc , assim como os produtos usados nestes serviços, como açucar, farinha, etc.

É ideal que a pia fique perto da janela, tenha 2 cubas e suas áreas de serviço, 60 cm de cada lado (se possível). Perto da pia deve haver lugar para escorrer louça, máquina de lavar pratos (se houver), gaveteiros, lixeira.

Perto da geladeira devem ficar a dispensa,  o freezer, enfim  as áreas de armazenamento.  Bancada ao lado da geladeira ajuda na hora de organizar as compras.

Veja, do mesmo blog, disposições interessantes na cozinha. A imagem não está muito boa, mas acho que dá para entender..

disposições interessantes

layouts

Segurança: A cozinha deve ter o mínimo de ventilação permanente, que não possa ser fechada; Evite degraus entre a cozinha e a sala;  Ela deve se posicionar de forma que não seja um ambiente de passagem para outros muito usados;  Pense no uso quando estipular para que lado as portas e janelas devem abrir;

Atualmente há um sem número de revestimentos para o piso, tampo e pia e paredes  mas deve-se levar em conta a segurança (pisos devem ser antiderrapantes), a facilidade de limpeza, o coeficiente de atrito (o quanto o revestimento “aguenta” de atrito sem riscar), a porosidade (que deve ser baixa, para evitar “entranhar” sujeira. Quanto mais liso, mais fácil de manter), a resistência e os cuidados de manutenção.  Pense que pisos e rejuntes brancos exigem maior frequência de limpeza.

Os revestimentos de armários devem também ser escolhidos observando a facilidade de limpeza, cuidados de manutenção e resistência. Estes podem  ser elevados do chão, para facilitar a limpeza e manutenção.

A iluminação é outro ponto importante: As bancadas e fogão devem ser bem iluminados. Luz incandescente não altera a cor dos alimentos, o que não ocorre com as fluorescentes comuns.  Atualmente já há fluorescentes com luz amarela que imitam o efeito das incandescentes, mas são mais caras.  Em contrapartida, lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente, logo, tudo deve  ser bem dosado. Busque  ter o máximo de luz natural, com janelas grandes, por exemplo. As luminárias centralizadas no teto fazem sombra e por isso o ideal é usar iluminação sobre as bancadas, iluminação difusa no teto (tipo rasgos no forro com acrílico leitoso ou vidro fosco tampando). Pode ser usado também trilho de iluminação, caso não seja possível colocar forro. Spots nos armários altos são uma boa opção.

Elétrica: Coloque um bom número de  tomadas nas áreas de trabalho, pensando nos eletrodomésticos que serão usados e tenha interruptores na entrada da cozinha e nos pontos de trabalho. Não esqueça das tomadas específicas de alguns eletrodomésticos. Alguns equipamentos exigem circuitos separados. Em geral, umas 4 tomadas sobre a bancada (10 cm do tampo) são o bastante.

Hidráulica: Ao menos um ralo é essencial na cozinha. Máquinas de lavar pratos tem que ter pontos de água e esgoto. Algumas geladeiras hoje precisam de pontos de água. Os registros devem ser posicionados em locais de fácil acesso.  A melhor posição para a máquina de lavar louças é embaixo da bancada, usando o encanamento da pia. Um item de grande importância na cozinha é a impermeabilização. E uma boa dica é: Ao reformar, na fase antes da colocação dos revestimentos, fotografe e meça as distâncias da instalação hidráulica. Assim, no futuro, quando quiser colocar um quadro, por exemplo, não terá a surpresa de romper uma tubulação.

Separe  a cozinha da área de serviço, com uma porta de correr ou uma meia parede com vidro opaco. Não use lixeiras na pia. Lixeiras devem permitir abrir e fechar sem o uso das mãos.

Materiais: Piso e paredes: Cerâmicas são ótimas para a limpeza. Mas atualmente muitos outros materiais são usados (madeira, tinta, cimento, etc) ; Bancadas: Granito é melhor que mármore, muito porosa; Madeira só bem impermeabilizada, laminados atuais competem com as cerâmicas. Pastilhas cansam se usadas em todo o ambiente. Tampos e Pias: Corian (limpeza somente com água e detergente), Aço inox (higiênico); Granito (os mais claros demoram mais a perder o brilho e resistem melhor às manchas. O inconveniente é que a cuba é embutida no tampo, criando áreas em que a sujeira pode se acumular) ; Madeira (mais sensível à água, tem que ser impermeabilizada de tempos em tempos, acumula sujeira difícil de ser retirada), etc.

Medidas:

Armários Baixos: 60cm de profundidade (com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos a 15 /20 cm do piso).

Armários Altos: de 50 a 60cm da bancada, profundidade de 30 a 40 cm. Altura máxima: 1,80m.

Nichos de 35 cm de altura x 8 de largura servem para pratos rasos. Para os fundos, 20 cm de altura.

Prateleiras para copos e xícaras : 20 a 25 cm de altura.Panelas e travessas, 32 cm de altura. Gavetas com 20 a 30 de altura são o bastante  para panos de prato e toalhas e para os talheres, 15cm.

Fogão: Em geral 80 cm altura

pia/ bancada: 80 cm altura a 1,10 (depende de quem vai usá-la); Profundidade mínima: 60 cm

Frontão (revestimento do tampo- ou outro- que se prolonga na parede á frente da pia,  para proteger a parede da umidade) : 10 cm ou mais

Exemplos:

Abaixo uma pequena cozinha muito bem resolvida e outra,bem maior, mas não tão bem resolvida assim: A geladeira está longe da pia, a mesa e cadeiras atrapalham a circulação de trabalho, há tecidos perto do fogão… Enfim, não é necessário que a cozinha seja enorme para que seja funcional. Inclusive, às vezes por ser muito grande a funcionalidade fica dificultada se não houver um bom planejamento do espaço.

exemplocozinhapequena cozinhaexemplo


76 Respostas para “Decoração-Cozinha”

  1. rosanafe disse

    Oi, Cynthia,]

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Troque a formica. Há marceneiros que fazem este serviço. Vc pode tbém pedir para descer e fazer menos profundos. Mas antes, veja se vale mesmo a pena o investimento.
    bjo
    Rosana

  2. rosanafe disse

    Oi. Aquino,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    A largura ideal é maior que 35 cm (para caber bem um prato) se só vai haver gente sentada de um lado. Se for dos 2, 70cm. A altura, se vc deseja um balcão tipo bar com banquetas altas, 1 m / 1,10 m. Para colocar as pernas, faça um recuo de uns 20 a 30 cm.
    abs
    ROsana

  3. rosanafe disse

    Oi, Meire

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Caso ainda precise: Revista de 30 a 40 cm .
    abs
    Rosana

  4. rosanafe disse

    Oi, Beth,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Depende da disposição da geladeira, mas em geral, a tomada deve ficar em um local que seja de fácil acesso. E muitas vezes fica a 30/35 cm do chão.
    abs
    ROsana

  5. rosanafe disse

    Oi, Rosangela,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Se ainda precisar, minha sugestão é: Procure um arquiteto para fazer mudanças em paredes. É mais seguro.
    abs
    Rosana

  6. rosanafe disse

    Oi,Maria Natalina
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    mas respondendo: Se quiser que a sala fique mais ampla, pinte sobre o tijolo de branco, vai ficar mais clara. Use nos objetos cores quentes como amarelo, laranja e vermelho. Acrescente algo verde, como plantas.
    bjos
    Rosana

  7. rosanafe disse

    Oi, Jaime,
    Talvez não precise mais da minha resposta (´é que agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br).
    Mas aí vai: Usa-se sim, mas os desenhos é que são mais leves, simples, há uma tendência geométrica e nada daqueles desenhos antigos, cheios de cores e pasadões. Visite o site da Eliane, lá tem alguns bem legais.
    bjo
    Rosana

  8. cynthia disse

    oi boa tarde!! quero uma dica para reformar meu armario que e de formica, o que vc aconselha!!!!
    caso mande uma foto da minha cozinha vc poderia me ajudar mais um pouquinho,,, e que minha cozinha e grande mais para mim os armarios nao sao nada funcionais(acho eles baixos e fundos) .
    desde ja agradeço!!
    abraço!!

  9. aquino disse

    bem estou com uma duvida, fiz minha cozinha stilo americana e a divisoria ou balção, quero que fique com mesa e colocar banquetas, quero utiliazar granito , mas ñ sei a largura ideal e altura para colocar a pedra, pois como quero tambem como mesa tambem , gostaria de utilizar banquetas altas e deixar espaço para colocar as pernas tambem embaixo deste granito, o suporte vai ser de alvenaria tem um aliamento da coluna, onde vai ficar a divisoria , entre a cozinha e a sala de jantar;

  10. meire disse

    ola,minha cozinha e 4 por 4,que tamanho devo colocar meu balcao,e ate que altura devo revesti-la com as bordas decoradas,estou terminando de construir,espero resposta,obrigado.

  11. beth disse

    qual a distando do piso para colocar a tomada da geladeira

  12. Rosangela disse

    oi Rafael meu nome é Rosangela estou reformando a minha casa aminha cozinha tem 5,60mt e estou pensando em fazer uma cozinha americana, e sala de jantar gostaria que você medessealgumas sugestões,um abraço

  13. maria natalina servilha martines disse

    OI TENHO UMA CASA QUE E PAREDE DE TIJOLO A MOSTRA SALA COSINHA BEM PEQUENA COMO FAÇO PARA DECORAR

  14. rubens disse

    oi rozana tudo bem? olha adorei tua visita se precisar de marceneiro estou as ordem abraço

  15. Jaime disse

    Olá, gostaria de saber se ainda se usa faixa decorativa na cozinha. obrigado

  16. Verônica disse

    Gostaria de uma ajuda tenho um fogão de embutir e estou querendo mudar e possivel colocar um cooktop no mesmo local caso as medidas sejam as mesmas? Obrigada. Verônica

  17. rosanafe disse

    Olá , Alan!
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Aguardo sua visita, ok ?
    Se vc deseja que as luminárias de teto se destaquem, compre-as em tons escuros, como cinza, preto, marrom. Caso não, compre-as em branco.

    A instalação das luminárias nos forros em PVC é feita normalmente, como em qualquer forração e podem ser embutidas ou externas. Recomendo que a instalação seja feita por profissionais com conhecimentos para efetuar os recortes necessários.
    abs
    Rosana

  18. alan disse

    boa tarde, gostaria de saber se pode me dar dicas de quais iluminarias poderia estar colocando em minha casa, todo o ambiente foi tratado com forro de pvc branco gelo.

    desde já agradeço.

  19. rosanafe disse

    Olá , Antonia!
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Aguardo sua visita, ok
    ?
    Qto a sua cozinha: Precisaria de mais detalhes para lhe dar uma idéia e vc
    precisa ver (com a pessoa que será responsável pela obra e olhando a planta
    da casa, se tiver) onde é possível derrubar (colunas e vigas devem ser
    mantidas, para a sua segurança). Além disso preciso saber qtas pessoas, o
    tamanho da mesa que pretende colocar e onde estão colocados atualmente a
    pia, fogão, geladeira, bancada, enfim, como é a sua cozinha hoje.
    Então, com a planta, mostrando o posicionamento de vigas, colunas e estes
    itens e a informação sobre o tamanho da mesa e pessoas, posso lhe dar uma
    idéia mais correta, ok?
    aguardo
    bjos
    RO

  20. antonia disse

    minha cozinha é 3m x4m quando reune a família fica muito apertada . quanto devo aumentar uma vez, q ele vai passar por uma reforma?

  21. rosanafe disse

    OI, ANGELA!
    Olha só: Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br . Este blog aqui está parado faz mais de um ano, ok ? No Simples Decoração vc, com certeza, vai encontrar muita coisa legal e mais atualizada. E caso deseje, mande dúvidas, fotos, etc para rosana@simplesdecoracao.com.br, que terei prazer em lhe responder.
    bjo
    RO

  22. ANGELADILLMANN disse

    MEU NOME E ANGELA: TENHO UMA COZINHA QUADRADA COM UM ESPASSO GRANDE QUERO FASER UMA SALA DE JANTAR SEPARANDO AS DUAS COM BALCAO AMERICANO NO MEIO.ME AJUDA MOSTRADO ALGUS ESEMPLOS,OBRIGADA.

  23. rosanafe disse

    Oi, Meire!
    Meu novo site é o http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR, ME VISITE, OK ?
    Quanto à sua pergunta, com certeza a mesa de madeira vai ficar legal.
    bjos
    Ro

  24. MEIRE disse

    OI reformei minha cozinha,e fiz tipo cozinha americana….onde era minha antiga cozinha ficou agora sala de jantar só que ela é azulejada até no meio azulejo branco com faixa decorativa branco e verde e minha nova cozinha tbm ….GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE MESA VAI FICAR LEGAL. para minha sala de jantar.. MESA DE MADEIRA OU OUTRO TIPO DE MESA? por favor aguardo a resposta desde já agradeço….OBRIGADO!!
    OBS:VOU COLOCAR 2 BANQUETAS..NO BALCÃO…BJO

  25. rosanafe disse

    Oi, Carmem!
    Meu novo site é o http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR, ME VISITE, OK ?
    Quanto à sua pergunta, veja em http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/ diversas informações sobre cozinha em geral, inclusive esta. Geladeira e fogão devem ter tomadas específicas para elas, muitas vezes colocadas na mesma altura das tomadas baixas da casa, mas isso pode não ser seguido devido ao fato de ás vezes a geladeira estar embutida e aí deve-se colocar a tomada em lugar de fácil acesso e menos visível.
    abs
    Rosana

  26. carmen l ferreira disse

    rosanafe, gostaria de obter informações sôbre altura de tomadas na cozinha(tomadas da geladeira, fogão ,bancadas e sobre a pia). Desde já agradeço-lhe.

  27. rosanafe disse

    Poxa, muito obrigada, Alexandre! Não havia percebido, vc está certo!
    Ah! e pf, agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br. Será um prazer recebe-los lá, viu?
    Abs
    Rosana

  28. Alexandre Soares disse

    Olá Rosana.
    Eu e minha esposa conhecemos seu blog hoje e achamos muito interessante, uma vez que somos formados em Design.
    Gostaria de fazer uma contribuição. Não sei se alguem já comentou, mas após a ilustração “The Work Triangle” o texto diz que as medidas estão em polegadas, mas acredito ser a unidade em pés (304mm). Parabens pelo Blog.

  29. rosanafe disse

    Débora,
    atenção que agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br.
    Tomadas em geral ficam a+/- 30 cm do chão, ou + ou – 1,10 sobre a bancada para eletrodomésticos menores. Não tem sentido vc colocar tomada em um lugar que tem que arrastar o móvel. Tomadas tem que ficar em lugar acessível, até por questões de segurança. Converse com a pessoa encarregada da construção pois com certeza ela tem experiência para lhe dizer qual a melhor posiçaõ das tomadas ,ok ?
    bjo
    RO

  30. Debora disse

    Ro, achei seu blog e adorei, tem dicas muito interessantes, estou construindo e estou na duvida a altura das tomadas da cozinha, pensei em algumas tomadas baixas a 50cm do chão, mas será util ou fica escondida atras do balcão do armario e para usar teria que arrastar o armario, seria tomada para micro ondas, geladeira.
    obrigada

  31. rosanafe disse

    Oi, Eliane,
    Meu novo site é o http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR, ME VISITE, OK ?
    Quanto à sua pergunta: Como não sei como é o ambiente, só lendo o que vc falou, me parece que o espaço sala/cozinha está pequeno demais e vc está em dúvida se abre a cozinha para a sala ou compra uma mesa com 4 cadeiras. Minha sugestão é vc ver se é possível, ao invés de abrir um balcão americano, abrir de forma que a abertura tenha uma altura de uns 75 cm (a partir do chão) e usar estes 75 cm da parede como apoio para um tampo de mesa que ficaria então entre a sala e a cozinha, entende ? Assim, do lado da sala vc pode colocar 2 cadeiras e do lado da cozinha colocar cadeiras ou banquetas que poderão ficar, quando não usadas, embaixo da mesa. Assim, vc dividirá o espaço da mesa entre a sala e a cozinha.
    Bem espero ter entendido e ajudado
    Um abraço para vc , bom ano novo e boa sorte
    Rosana

  32. Eliane Assis disse

    Oi me chamo eliane e contruir um nem sei como chamar se um apt ou kit net em cima da casa de minha mãe ele ter 2 quartos e uma sala/cozinha um banheiro e uma area agora acho q fiz besteira me perdi na costrução, e não tenho dinheiro p reformar antes de acabar, não sei como faço na sala/cozinha, pensei em colocar um balcão americano mas o espaço da sala ficaria minusculo, resolvir não colocar o balacão e comprar uma mesa pequena de 4 cadeiras, vc tem como me ajudar….me dar uma ideia por favor. Obrigada e bjuss

  33. rosanafe disse

    Maria,
    Envie mail para vc… Desculpe, não sei pq no mail lhe chamei de Ana…
    Meu novo site é o http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR, ME VISITE, OK ?
    abs
    ROsana

  34. Quero reformar minha cozinha, deixando-a com um visual mais moderno. Tenho fórmica nas paredes. Estão em ótimo estado, sem bolhas, nem estão trincadas ou soltado. São da cor “casca de ovo”. Gostaria de uma cozinha branca. Posso pintá-las, como se pinta cerâmicas? Posso colar outra fórmica por cima? Preciso retirá-las? Se pintar, vou ter um material resistente, que se possa limpar com detergente? Já me informei e sei que no piso, posso colar outro por cima, usando uma liga,especial.
    Qual é o índice de aceitação do forno alto, separado? E das gavetas para panelas? Quero uma cozinha prática, pensando na facilidade de acesso, pois já caminho para a terceira idade. Quero informações sobre um bom sistema de exaustão. Os armários, que são ótimos, poderei adaptar e trocar a fórmica da parte externa. Vou mudar a geladeira de lugar, aproveitando um espaço na área de serviço que é junto com a cozinha. Vou ter um “lay out” triangular. A distância vai ficar boa. Desta fora, ganho o espaço para fazer o gaveteiro para panelas e se for o caso, uma parede para o forno alto.

  35. jessica disse

    olá, estou tentando concluir a construção d minha casa, mas ainda não resolvi oque fazer com minha cozinha,ela e tipo americana, junto a sala d estar e jantar, ñ sei se faço o balção quadrado ou arredendado, de alvenaria ou granito, ou as duas coisa,uma base de alvenaria e a maior parte d granito,ñ sei, pois tenho vontado de revestir a alvenaria com pedras,dando continuidade a decoração das salas,ñ sei se estou ultrapassada, por isso t peço opinião sobre a alvenaria, amei o blog!
    um abraço!

  36. rosanafe disse

    Oi, aline,
    Atente que meu site agora é o http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Espero que vc me siga lá.
    Quanto à sua pergunta: Se vc faz muitas frituras e naõ quer investir em uma boa exaustão, separe a cozinha da sala, pois a gordura e a fumaça ira se espalhar pela casa. Se não for este o caso, tudo bem abrir os ambientes mas entenda que a cozinha será vista da sala, logo ,necessita que os revestimentos sejam mais bem pensados, para compor um ambiente integrado. O piso não precisa ser exatamente igual, mas tem que ter algo a ver com a sala, neste caso, para haver uma continuação, um sentimento de que é o mesmo ambiente, eles tem que combinar.
    Espero que tenha ajudado
    abs
    ROsana

  37. aline disse

    olá boa noite.gostaria de tirar uma dúvida pois estou construindo minha casa e não sei se faço parede entre a sala e cozinha. e se o piso da sala tem que ser igual ao da cozinha. obrigada

  38. rosanafe disse

    Juliana,
    Granito é um ótimo material para a cozinha. É menos poroso que o mármore. Outro ótimo material é o aço inox.
    A cuba com 11 cm é pouco profunda , vc vai precisar prestar atenção na escolha e altura da torneira. Eu particularmente prefiro as mais profundas (14cm para cima). Uma cuba de 40 a 48 cm lhe dá um bom espaço de apoio em um tampo de 1,20. Outra boa idéia são 2 pias, uma maior e outra pequena de apoio. Há ótimas no mercado. Procure marcas conhecidas e grandes lojas.
    abs
    ROsana

  39. Juliana disse

    Oi Rosana,

    Preciso saber qual são as medidas ideais de cuba para uma pia de 1,20. Na verdade quero saber se os tampos de granito (com cuba de 11cm de altura) comprados prontos são bons para o dia a dia na cozinha.

    Obrigada,
    Juliana

  40. rosanafe disse

    Sarah,
    Obrigada!
    Antes de decidir onde vão ficar as tomadas, vc tem que planejar onde ficarão os móveis, bancadas e eletrodomésticos. Daí, naturamente vai saber onde as tomadas devem estar para facilitar seu uso. E não se esqueça que existem aparelhos que funcionam em 220v, outros que exigem muita energia e precisam de circuitos separados, alguns 3 pinos, outros não, outros requisitam fio terra para maior segurança (o que quase nunca é seguido no Brasil, é verdade..) Então, com o projeto da cozinha (móveis, bancadas e eletrodomésticos) vc pode pedir ajuda a um especialista, para evitar problemas de carga e aumentar sua segurança.
    Espero ter ajudado
    abs
    Rosana

  41. sarah disse

    Adorei o seu blog e em especial estas dicas para a cozinha.
    Estou decidindo onde colocar as tomadas da minha; caso possa me dar umas dicas, agradeço!!
    Um beijo!!!

    Sarah

  42. rosanafe disse

    Oi, Olena!
    Obrigada!
    Veja as respostas que estou dando aqui na página sobre cozinhas, acho que vão lhe ajudar. E veja tbém as fotos de cozinhas no blog (escolha cozinhas em categorias).
    Quanto à planta retangular, é uma boa planta para organização dos espaços. Veja os esquemas que coloquei nesta página. Pense em como será o trabalho na cozinha, isso ajuda a definir a colocação dos móveis, bancadas, etc. Esta regra do triângulo é muito legal: Geladeira em um ponto perto da entrada da cozinha – para que uma pessoa que vai simplesmente pegar um copo dágua não atrapalhe quem está cozinhando; espaço para apoio ao lado da geladeira – para colocar o que se retira da geladeira – depois a pia e espaço para apoio e depois o fogão. Quer dizer, a pia no meio do triângulo. Se não for possível o triângulo devido ao espaço, a pia deve ficar no meio, entre a geladeira e o fogão , com espaços para apoio dos 2 lados. Pia na parede da janela é legal, dá luz e vc pode ter um visual bonito para ver enquanto trabalha.
    Espero ter ajudado
    bjos
    RO

  43. rosanafe disse

    Janaína, a quantidade de opções hoje é enorme! Cerâmica, pintura epoxi, papel de parede, madeira, laminado, pastilhas, tecido, chapas de aço inox, etc. E tudo depende muito dos móveis que vc tem, do seu gosto pessoal, da quantidade de luz natural que o ambiente possui, do clima que deseja dar a cozinha, etc.
    Atente que as exigências principais para o revestimento na cozinha são durabilidade e resistência à umidade.
    Veja alguns exemplos aqui , aqui e veja todas as cozinhas do blog (escolha cozinhas em categoria.

    Algumas dicas: Cozinha pequena, cores + claras na maioria das paredes, principalmente as que ficam de frente para as janelas pois a luz faz a claridade se espalhar pelo ambiente; Madeira deve ser bem impermeabilizada e de tempos em tempos renovar a impermeabilização; Pintura a base de epóxi resiste bem; Excesso de informação dá impressão de ambiente menor e bagunça: As cores devem ser harmônicas e um elemento deve se destacar, os outros devem ser mais neutros; Hoje em dia há a tendência de não colocar cerâmica ou azulejos em todas as paredes, mas continuo achando que revestimento cerâmico ao menos atrás da pia e do fogão facilitam a vida; Não esqueça que o revestimento deve tbém ser harmônico com os móveis e bancadas; Pense em 2 ou 3 cores, uma delas sendo a principal (que pode ser uma neutra ou branco), outra da mesma família ou neutra e uma outra para detalhes que contraste com as demais (tipo: azul, branco e laranja – o laranja alegra); Pense que viverá muito tempo com esta decisão, então pense em cores e detalhes que não cansem.
    Espero ter ajudado
    abs
    ROsana

  44. janaina disse

    Olá, bom dia! Gostaria de dicas para as paredes da minha cozinha.O que usar,que tipo de revestimento,se coloco nas paredes todas ou ñ , que cores são mais indicadasetc…Ah minha cozinha ñ sera muito grande ( 5×3 ) acho que essa sera a medida. Obrigada.

  45. Olena disse

    Olá Rosana,

    Belo trabalho o seu blog.
    Estou planejando uma reforma de cozinha, minha planta retangular, você teria alguma dica para me enviar?
    Ab
    Olena

  46. rosanafe disse

    Oi, Cristiane!
    O forro deve ser planejado durante o projeto para evitar erros. O tipo mais adequado leva em conta se a iluminação será embutida, direta ou difusa. Também devem ser avaliadas as exigências de isolamento termo acústico do cômodo.
    Não existe opção que, sozinha, barre o som e o calor: o forro deve ser acompanhado por uma manta de lã de rocha ou de vidro.
    Entre as versões mais conhecidas temos madeira, gesso, PVC e as fibras sintéticas e naturais, como o bambu. Todos devem ser instalados por mão de obra especializada em cada material.
    O Forro de gesso tem menos peso, mais flexibilidade (pode ter desenhos, sancas e permite embutir luminárias ou iluminaçao direta através de vidro fosco. Frisos, sancas e molduras podem ser encontradas prontas. Teto rebaixado em gesso, com 10 centímetros pode receber spots embutidos.Existem também forros em gesso acústico.) são algumas das vantagens desse forro, em forma de gesso artesanal, em placa ou drywall – acartonado.
    A diferença principal entre eles está na colocação, pois a segunda opção oferece obra limpa e rápida. Um forro de 50 m² de drywall fica pronto em um dia, enquanto o de gesso comum leva cerca de quatro dias, ambos com duas pessoas trabalhando.
    O inconveniente é a sujeira na colocação, que deve ser feita antes da colocação de pisos, pintura e móveis.
    O gesso dilata-se com o calor e retrai-se com o frio, podendo trincar se não for bem instalado ou sofrer muitas variações de temperatura quando preenche todo o ambiente.
    Com ele é possível corrigir imperfeições, como um teto mais baixo ou uma viga em lugar impróprio.
    Antigamente, quanto mais rebuscado fosse o gesso, mais chique. Já agora a tendência mudou. Ele deve ser leve, clean.
    Instalação: as chapas de gesso são parafusadas numa estrutura de aço. Para a iluminação embutida, preparar antes parte elétrica, deixando os conduítes com os fios, isolados, nos pontos certos das luminárias. Manutenção: limpeza com pano úmido e repintura com tintas látex ou acrílica.
    Forro de PVC
    A nova geração de PVC reproduz cor e textura de madeira. Custa de R$ 38 a R$ 45 por m² de forro colocado. É muito usado na linha comercial. Fácil de limpar e tem diversas cores, mas não é tão diversificado quanto o gesso.
    Instalação: as réguas de 200 x 8 mm, com encaixe macho-e-fêmea, são parafusadas em estruturas de aço, PVC rígido ou madeira. O processo é simples, mas as medidas devem ser corretas e as estruturas com bom nivelamento. Manutenção: imune a cupins, fungos e corrosão, esse material pode ser limpo com álcool etílico, água e sabão neutro.
    Espero que com estas informações vc consiga escolher o que é melhor para vc.
    Abs
    Rosana

  47. Cristiane disse

    Olá…
    Gostaria de saber qual o material ideal para revestimento do teto da cozinha… seria gesso ou pvc? Tanto esteticamente como para limpeza e manutenção.. qual seria o ideal?
    abraço

  48. Marília Lucena disse

    Oi Ro, obrigada pelas dicas!! :)
    :*

  49. rosanafe disse

    Marília,
    Vc pode usar a mesma, mas tbém pode usar outra. O importante é que haja harmonia entre as 2, coisas em comum (material, tamanho, textura ou cor). E o mais importante: Se uma é colorida, tem detalhes, a outra deve ser lisa, com uma das cores da colorida, ou um tom acima ou abaixo, entende ? Uma deve ser a protagonista e a outra deve acompanhá-la, sem chamar atenção. Para cozinhas pequenas o ideal é o que chão tenha mais detalhes e a parede seja neutra, clara. Ambientes pequenos pedem cerâmica pequena, pois dá a impressão de que o ambiente é maior. Quando vc usa tudo igual, deve colorir mais com detalhes prá não ficar monótono.
    Espero ter ajudado
    bjo
    RO

  50. Marília Lucena disse

    Oi Rosana. Agradeço a atenção e a gentileza por ter mandado o email!! Grande ajuda!! Deixa eu perguntar mais uma coisa. Na parede da cozinha, eu coloco a mesma cerâmica do chão ou outra, por exemplo aquelas retangulares???
    Beijo

  51. rosanafe disse

    Miriam, Vou passar as sugestões e resposta às suas duvidas por mail, provavelmente hoje ainda, ok ? Aguarde.
    abs
    Rosana

  52. Olá, gostei muito de seu blog, meu nome eh Miriam sou de Getulio vargas rs, gostaria de uma sugestão sua, estou para iniciar uma reforma quero integrar sala e cozinha 4,50 x 4,50, estou derrubando uma parede, e consequentemente vou transferir pia, etc para abaixio da janela existente, queria uma dica de porcellanato qual o melhor gostei do portinari mais oumenos tom palha eh o porelanato LINHO, QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLASSE A E CLASSE C, O QUE VC ME INDICA QUE CORES USAR, ESTOU FAZENDO UM ORÇAMENTE DE COZINAH NOVA INDIQUE CORES QUE COMBINEM, AGUARDO SEU RETORNO,ATENCIOSAMENTE, mIRIAM

  53. rosanafe disse

    OI, Marília,
    Seja bem vinda e continue a visitar o blog!
    Participe da promoção dos 100 mil (veja no blog). Como hoje é 15/9, dia do final da promoção, se vc mandar até sexta eu aceito, ok ?
    Mandei para a Fernanda algumas cozinhas que achei na madeirol. Como não tinha medidas nem do ambiente nem dos móveis fica difícil mas pode ajudar. Vou mandar para vc tbém.
    Os filetes com desenhos de frutas, etc na cozinha estão em baixa na decoração, Marília. Veja que tenho muitas fotos de cozinhas e em nenhuma delas é usado este ornamento.
    Aliás, hoje até os azulejos estão sendo cada vez menos usados, não é verdade ?
    Aguardo sua participaçao, vou mandar as cozinhas da Madeirol. AH , e leia as dicas sobre disposição dos móveis na página de decoração cozinhas do blog.
    bjos
    RO

  54. Marília disse

    Oi, Rosana! Descobri o seu site hoje. Adorei! Vou reformar minha cozinha e tenho algumas dúvidas. Minha cozinha é quadrada mas ficará em formato de L. Posso te mandar algumas fotos?? Também estou com dúvidas em relação a disposição dos móveis e eletrodomésticos, como a Fernanda. Outra coisa, ainda usa listel nas paredes? Aquele com desenhos de frutas, pratos, etc.
    Agradeço desde já!!
    :):)
    Bjo

  55. rosanafe disse

    Oi, Fernanda! Vou procurar algumas fotos prá te ajudar e te mando por mail. Mas vc não quer participar da promoção dos 100mil ? Procure no blog, é até o dia 15.
    bjos
    RO

  56. fernanda disse

    Olá Rosana….Tenho uma cozinha meio complica e ate hoje não sei como decora-la, pois ela tem a forma de L, não sei como harmonizar os armários,eletrodomésticos e a mesa, vc poderia me ajudar nessa causa? Desde já agradeço muito!!!!

  57. rosanafe disse

    Oi , Fabiana, não entendi muito bem, mas achei uma planta de uma casa de 2 andares. Com uma cozinha que é tbém área de serviço. Se for esta a área, amiga, a única coisa a se fazer para melhorar o espaço é acabar com o lavabo.. Não sei se esta é uma boa idéia, já que vai acabar com só um banheiro na casa e no 2o. andar…
    O que posso lhe dizer é que ambientes pequenos precisam de cores claras, móveis pequenos tbém e muuuuito uso das paredes, com prateleiras, armários altos, estas coisas.
    Mais detalhes, entre na promoção dos 100 mil e me mande uma planta mais detalhada, ok ?
    bjos
    RO

  58. FABIANA disse

    OI Ro,
    Vou te deixar o site pra acessar a planta da minha casa pra você poder desenvolver a sua criatividade, caso alguma cliente peça algo assim, já que as casas estão cada vez menores, né ?! Sem contar que decorar espaços amplos é simples. rsrsr
    Fiz Decoração de Interiores, mas não me formei, então tenho alguma noção do que posso fazer, e como aproveitar espaços, mas esse recorte de cozinha é realmente novo e chato de arrumar. Queria ver se tinha alguma boa idéia na internet…vou acabar mesmo com modulados, e mesa tenho espaço na sala.
    http://imovelnaplantaweb.com/ O meu é: Residencial Beija Flor/casa
    Beijo e sucesso.
    Fabi

  59. rosanafe disse

    Oi, Fabiana!
    Obrigada pelos elogios, fico muito feliz!
    Engraçado que esta semana vi um ambiente assim com a área e a cozinha juntas, em um só ambiente comprido e até estreito.E achei muito diferente.. O problema é que não sei onde foi… Ando tanto pela internet prá pesquisar coisas legais pro blog … Esta solução que vi tinha uma mesa estreita no meio do ambiente. Interessante que ela só tinha cadeiras de um lado… Não sei se a sua dá para fazer isso. Ou colocar um tipo biombo, uma meia parede indo até uma certa altura, de alvenaria, ou daqueles tijolos transparentes, mas nada que feche os ambientes… Talvez dê até para colocar mesas dobráveos presas à parede dos 2 lados, para apoio ou passar roupa no lado da área e para apoio ou mesa de lanche rápido no lado da cozinha. Quando não estiver usando, ela não ocupa espaço. Sei lá, só estou pensando. Sem ver o ambiente é difícil.
    Se vc quiser, pode participar da promoção (veja lá no site, promoção dos 100 mil) me mandar as fotos e quem sabe, vc é sorteada ?
    Um beijo e obrigada!
    ROsana

  60. FABIANA disse

    Oi Ro,
    Tenho frequentado bastante seu Blog, que para mim é o melhor e mais completo Blog de decoração que já visitei. Parabéns mesmo pelo seu empenho e dedicação.
    Comprei uma casa do tipo sobrado de dois andares, só com 60m2. Meu problema é que o engenheiro botou a cozinha e a área de serviço no mesmo ambiente, um de frente um pro outro, sem ter como separar.
    Te peço que caso vc entre alguma imagem de cozinha/área de serviço desse tipo, que me indique ou mesmo bote no teu site, ok ?! Já procurei por tudo e não encontrei nada assim.
    Boa noite e parabéns novamente.

  61. rosanafe disse

    Oi, Daiane,
    Entre na promoção dos 100 mil. Quem sabe vc ganha ? Veja no Blog.
    abs
    ROsana

  62. Daiane disse

    Olá…
    Estou na fase de projeto da minha casa, e estou com dúvidas na posição dos móveis na cozinha, você poderia me dar algumas dicas? Poderia te passar um desenho das medidas da cozinha?

  63. rosanafe disse

    Acredito que sim, Anna, mas se preocupe se o vento não vai atrapalhar o fogo do fogão e se haverá sol batendo no fogão ou pia, esquentando demais o ambiente. As vezes é melhor diminuir a janela ou colocar parte como basculhante para poder direcionar melhor o vento.
    abs
    Rosana

  64. Anna disse

    Oi
    Vou fazer obra para ampliar minha cozinha, estou pensando em colocar uma grande janela de correr(tipo blindex ou não sei ainda) ficaria em cima do fogão(cooktop) e uma grande pia(bem extensa).
    Assim eu estaria na pia e poderia ver a aréa de lazer(churrasqueira etc…)ficará legal?
    Beijos

  65. rosanafe disse

    Claudia,
    A altura da janela depende da altura da torneira, se vc deseja colocar prateleiras na parede antes do início da janela, da altura da janela e do seu pé direito. Normalmente uma janela fica a altura maior ou igual a 1 metro do chão. Desta altura vc tem uma boa visibilidade para fora. Mas se vc quiser uma visibilidade somente à altura do seu olhar e aproveitar o espaço acima da torneira para colocar prateleiras pequenas, uma altura boa é de 1.50m. A basculhante vc pode direcionar o vento, sem necessitar fechar. Se o fogão estiver à frente da janela é uma boa opção pq vc coloca o vento prá cima e evitar corrente de ar sobre o fogão. A de correr, voce teria que até fechar totalmente, neste caso. Uma boa largura de janela seria de 1,50 centralizada na pia.
    abs
    Rosana

  66. claudia disse

    Olá, gostaria de colocar uma janela em cima da minha pia que tem aproximadamente 1,80m de comprimento. Qual o tamanho ideal? Qual a distância deve ter da pia para o inicio da janela? Qual o melhor tipo de janela: basculhante ou de correr?
    Agradeço desde já a atenção.
    Um abraço, claudia

  67. rosanafe disse

    Tereza,
    Acho que a melhor coisa a fazer é procurar a empresa que lhe vendeu ou o fabricante da cuba. Com certeza eles poderão lhe informar as especificações corretas para a tampa.
    abs
    ROsana

  68. Tereza Reis disse

    Coloquei 2 cubas na cozinha e queria uma “tampa” p/ uma,onde poderia conseguir?
    Antecipadamente, agradeco
    Tereza

  69. rosanafe disse

    Rachel,
    Estou lhe respondendo por e-mail, mas minha internet está lenta de matar (rsrsrs).
    De qualquer forma, adiantando, acredito que esta cozinha tem, no máximo, 2 m de largura. Estou considerando cada peça do piso com 40 cm e que a pia deve ter no máximo 60 de largura.
    Aguarde meu e-mail.
    abs
    Rosana

  70. Rachel disse

    Vc teria as medidas dessa cozinha da esquerda? Ou pelo menos o vão de circulação (espaço onde tem essa “janela”)?

    Obrigada,

  71. rosanafe disse

    Oi, Rachel!
    Como disse à Sueli, abaixo, a quantidade de pedidos que estou recebendo para dar esta ajuda está tão grande e tem me tomado tanto tempo que desisti de atender os pedidos pois me preocupo em ser superficial demais e dar soluções que não sejam as melhores. O ideal seria uma consultoria, onde vc me enviaria mais informações e eu lhe daria uma consultoria profissional. No seu caso então, que é uma cozinha, seria irresponsável de minha parte de dar uma resposta superficial. A página Decoração na Cozinha pode lhe dar informações bastante importantes para a sua cozinha ser funcional e segura. Se desejar conversar mais profundamente comigo sobre isso mande um mail para mim, ok ? (Rosanafe@gmail.com).
    abs
    ROsana

  72. Rachel disse

    Olá, boa noite, gostei muito da cozinha acima (esquerda), estou reformando minha casa e gostaria de saber se poderia me ajudar na arrumação da cozinha pois estou completamente “perdida” … desde já agradeço
    Se tiver fotos ou algum desenho … qq coisa que me ajude!!!
    Tenho a idéia de fazer uma cozinha americana mas a minha cozinha atual é muito pequena e seria esse o espaço utilizado sendo que de maneira diferente, que eu ainda não sei como … a passagem da sala para a cozinha, onde ficaria aberto possui 1,90 m e as paredes laterais 3,10 (ou 3,20 m) m, sendo que na parede direita, de quem sai da sala para a cozinha tem uma porta de correr com 80 cm depois de 60 cm da abertura que terá da sala para a cozinha (tb poderia retirar essa porta)
    ) )
    ) )
    ) )3,10
    ) )
    ) )porta de correr com 80 cm, após 60 cm de baixo p/ cima
    __________
    1,90 ABERTURA DA SLA P/ COZINHA
    ) )SALA )
    TENHO UM ARMÁRIO COM 1,70 ONDE TENHO ESPAÇO PARA MICROONDAS E COM 80 CM DE ALTURA, OUTRO COM 60 CM DE ALTURA E 80 CM DE LARGURA, UMA PIA COM 1,20 QUE PODERIA AUMENTAR, GOSTARIA DE COMPRAR UM COOKTOP E TENHO UMA BANCADA DE MADEIRA COM 1,20 DE COMPRIMENTO E 40 CM DE LARGURA COM UMA PARTE SUPERIOR ONDE COLOCO TAÇAS. POR FAVOR ME DÊ UMA LUZ POIS ESTOU PERDIDA … OBRIGADA

  73. rosanafe disse

    Maria Alice,
    Infelizmente, pesquisei na internet e não consegui descobrir o que vc deseja. Será que não ajuda vc procurar a loja onde comprou a cuba ?
    Desculpe por não poder ajudá-la
    abs
    ROsana

  74. Maria Alice Dantas da Silva disse

    Eu tenho uma cuba de cozinha da marca strike, a valvula que tampa a pia se perdeu, como posso comprar outra.
    Vou ficar muito agradecida.

    Sds,
    Alice Dantas

  75. rosanafe disse

    Oi, Dina!
    Sim, será um prazer. Mande a foto para rosanafe@gmail.com. Pf, fotografe de forma que eu possa ver todo o ambiente (diversos angulos) e me informe tamanho (não precisa ser exato), cores que vc gosta e o que mais achar que pode ajudar eu a te ajudar…
    abs
    ROsana

  76. Dina disse

    Bom dia gostaria de susgestao pra minha cozinha voce pode me ajudar ? se sim eu mandarei a foto da minha cozinha
    abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: