Blog da Ro – Design Interiores e Arte

Novidades e Notícias sobre design e minha Arte

Decoração-Salas

Estou com novo endereço :  www.simplesdecoracao.com.br.

E desde o mês passado (setembro) estou postando e atualizando as páginas no www.simplesdecoracao.com.br.

Todo o conteúdo deste blog foi copiado para lá e agora lá postarei os próximos posts e responderei a seus comentários.

Vão lá me visitar, ok ?

———————————————

Nesta página : Exemplos e Dicas para hall, sala de estar, jantar, lavabo, escritório e sala de tv

3) Evite

- Em espaços amplos, alinhar sofás, mesinhas e poltronas junto à parede. A circulação terá que ser no centro da sala e isso vai atrapalhar a conversação. Faça uma área central e coloque estantes e mesas maiores fora desta área, fazendo um corredor de circulação externo á esta área.

- Pressa para comprar os tecidos: Após definir os estofados e modelos de cortinas, escolhas os padrões e cores de todos de uma só vez, de acordo com uma paleta de cores, de forma que todas elas se harmonizem.

- Não compre os tapetes  antes de ter definido os sofás, poltronas, etc.

- Só decida a iluminação quando todo o layout estiver definido.

- Objetos demais em ambientes pequenos.

- Todos os móveis com a mesma altura… Fica monótono.

2 - Algumas dicas importantes:

Para decorar sala pequena é preciso priorizar o básico (sofá, apoios laterais, estante, mesa e cadeiras de jantar). A melhor distribuição é a que permite uma visão aberta do ambiente ; Móveis sob medida permite aproveitar melhor os espaços; Vidro, metal e transparências fazem a decoração ficar leve; Pequenos tapetes fracionam o espaço. Um único piso em toda sala, dá sensação de amplitude; Abuse dos móveis multiuso, portas de correr. Use mas não abuse dos espelhos. Prefira móveis de linhas retas, mesas com tampo de vidro, aparadores estreitos, madeira clara e estofados de tecidos lisos em tons neutros.

a) Hall - A entrada da casa, (ou o hall, se houver – e deve haver – mesmo com o uso de divisórias e por menor que seja)  a visão que a pessoa tem ao entrar em uma casa é  o primeiro contato com a casa, a primeira impressão que se tem dela e onde acontece a recepção do visitante. Portanto, deve ser clara,bonita,  dar “boas vindas”  e mostrar algo da “personalidade” da casa, sendo harmônico com ela em estilo, cores,etc.  Não devem haver móveis “de costas” para a porta de entrada. Não deve permitir visão de ambientes mais íntimos. É bom haver um lugar para guarda de objetos, como, por exemplo, guarda-chuvas e um espelho é interessante, para a pessoa dar a última “checada” antes de entrar ou ir embora.  Deve-se dar atenção ao piso e a parede.  Se for possível, plantas, cadeiras, pequeno armário embutido. Tenho muitas idéias no blog. Dê uma olhada.

dominomagazine333 alifesdesignblogspot canadianhouseandhomedotcom2

b)  Sala de Estar - Distância entre mesas de centro e assentos – Não deve ser menor que 50/60 cm e nem maior que 70/80 cm. As mesas de centro devem ter uma altura entre 40 e 50 cm. Mesas de canto podem ser diferentes mas devem ter algum elemento comum com outros itens do ambiente. Assentos mais baixos podem ser mais relaxantes, mas difíceis de usar por pessoas idosas. Para elas , braços altos e firmes são mais confortáveis e seguros. Puffs, pequenas poltronas, móveis com dupla função (mesa e assento; revisteiro e assento; mesa extensível) são ótimos para flexibilizar os espaços. O tamanho da tela da TV deve ser compatível com o tamanho do ambiente onde ela está. E a distância da tv ao assento, segundo alguns especialistas, deve ser encontrado multiplicando 7,62 pelo tamanho da tela em polegadas. (EX.: 32 polegadas -> 2,40 metros). TV oposta à janela não é bom, pois a luz da janela atrapalha a visualização. Deve-se pensar no uso do ambiente quando se está vendo a TV e tbém quando se está conversando. Ele deve ser funcional para as 2 atividades. Havendo som, é interessante observar a acústica, uma boa colocação das caixas de som no ambiente e o uso de materiais diferenciados pode ser analisada com um especialista.

Tecidos duráveis e fáceis de limpar : Camurça sintética, couro, jacquards, cheniles, lonas.

canadianhouseandhomedotcom casaabrilcombr11 casabril112

c)Sala de Jantar - Mesas redondas dão maior intimidade, mas pedem espaços mais amplos. Mesas retangulares são mais práticas. Aparadores (para auxílio à mesa de jantar) devem ter no mínimo 50 cm de profundidade. Buffets para louças, até 60 cm. Entre ele e a mesa, no mínimo 120 cm, para não atrapalhar quem estiver sentado. Cadeiras de mesa de jantar, tem, no mínimo 45×45 com altura de 45cm. Mesas circulares devem ter, no mínimo, de diâmetro: 60 cm para 2 pessoas; 90 para 4; 110 para 5; 120 para 6 e 140 para 8 pessoas. A altura das mesas deve estar entre 70 e 75 cm. Distância entre tampo e assento: 30 cm. Distância entre lâmpada sobre a mesa e o tampo deve ser de 70 a 90 cm, dependendo do tipo de pendente. O espaço para cada pessoa em uma mesa quadrada ou retangular, deve ser de uns 60 cm de largura com 30 a 40 de profundidade. Para 4 pessoas em mesa retangular  110 x 80 seria o mínimo ideal.

casaabrilcombr3 decodetective desiretoinspireblogspot333

d) Escritórios / Ambiente para computador - Algumas vezes a sala tbém possui uma área com esta função. Neste caso ele deve ser, de alguma forma, mais íntimo que o restante. O ideal é um ambiente separado, perto da entrada da casa e que proporcione certa independência do restante da casa, principalmente se recebemos visitas para tratar de negócios em casa. Alguns móveis/equipamentos: cadeira, mesa, poltrona para leitura com iluminação específica, estantes (muitas!),computador e, se necessário para a função de quarto de hóspedes no mesmo ambiente, um pequeno sofá cama (neste caso, deve haver uma forte separação entre a sala de estar e este ambiente). Às vezes este ambiente tbém tem a área de TV e som. Na escolha o lugar do computador  evite cantos onde bata a luz.  Sobre a bancada do computador coloque o monitor e deixe uma área para livros e cadernos. O teclado fica melhor em uma plataforma retrátil sob a bancada. Não esqueça da ergonomia! Apoio para punho e antebraço é muito importante. Não esqueça tbém de uma boa iluminação (do lado esquerdo para os destros). Evite luz vindo de trás ou de frente para o usuário do computador.

Algumas medidas:

Altura do tampo da bancada : Entre 65 e75 cm; Largura mínima: 60 cm. Siga a regra de ao digitar o braço ficar dobrado á 90 graus e os punhos sempre amparados. Cadeira com braços e rodas, encosto regulável, assento com 40cm de profundidade e mínimo de 42 de altura. Os pés tem que tocar o chão. Os joelhos tbém à 90 graus. Atrás da cadeira, deixe uns 70 cm livres.

idealhomemagazinedotcodotuk33 designheavencamaleituraehome roomandboarddotcom.2

e) Lavabo - Se possível, é interessante um banheiro, sem bidê ou box, para as visitas que não devem penetrar na parte privada da casa. No caso de não existir este espaço, é importante pensar em um banheiro (o mais próximo da área social) para executar esta função. Neste banheiro / Lavabo deve haver maior preocupação com a elegância dos elementos usados, compartimentos para não deixar visíveis acessórios ou produtos de uso particular dos moradores e é interessante uma maior sofisticação e ousadia na decoração.

casaabril1 casaabr8 look4designdotcodotuk2

f) A área de circulação deve ser pensada para ser clara e livre de impedimentos. É importante considerar o posicionamento das portas e permitir boa circulação entre elas.

corredor1 corredor2 corredor3 forrodegessocasabril2

g) Cores tendendo ao laranja e amarelo (sem exageros para não cansar) criam um ambiente luminoso e alegre; Azuis e verdes (pastéis) são relaxantes. Branco e cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) “aumentam”  o tamanho de um elemento, já preto e cores frias “diminuem”.É melhor usar estampas ou detalhes “da moda” em acessórios e almofadas, pois podem ser trocados facilmente.

h) Não esqueça de iluminação diferenciada para cada atividade nas salas: para ver TV a iluminação deve ser mais fraca e indireta; para ler, deve haver iluminação direcionada e mais forte; Use a iluminação para enfatizar ou para esconder o que desejar.

1 – Exemplos:

Acredito que a melhor forma de explicar uma situação em decoração é apresentando exemplos. Assim, vou mostrar a seguir algumas fotos para que percebam O QUE PODE SER MELHORADO nas salas mostradas e porque:

sala31

Análise da 1a. Sala:

Os sofás em alvenaria limitam o espaço, criando uma área de estar à direita. O sofá que divide a sala, por não ter um apoio para a coluna,  será desconfortável para muito tempo de uso, o que pode ser melhorado se houver algum móvel nele encostado que faça o papel de encosto do sofá. Mas isso depende do uso desejado para o restante da sala.

As cadeiras nas pontas do sofá encostado na parede, além de destoantes do estilo da sala, claramente não permitem que uma pessoa ali sentada consiga participar com conforto de uma conversa, por exemplo. A da direita poderia ser retirada e no seu lugar colocada uma mesa de apoio, preferencialmente com algum acessório alto, para quebrar a horizontalidade da sala. Outra idéia seria um móvel que fosse mesa de apoio e uma estante pequena em L, em alvenaria branca (se isso for possível no pequeno espaço). No lado esquerdo simplesmente retiraria a cadeira.

A luminária e a posição da tomada são deselegantes e novamente não “combinam” com o resto do ambiente. Trocaria a posição da tomada e colocaria um abajur mais claro, colorido, que tivesse azul, branco, amarelo ou laranja, para colorir e “esquentar” a sala. Acrescentaria acessórios como caixinhas ou cinzeiros e retiraria o “paninho” escuro.

Faltam elementos de apoio para os usuários dos sofás, principalmente uma mesa de centro. Esta falta causará desconforto cada vez que o usuário estiver com algo nas mãos e não tiver onde apoiar.

Os quadros na parede são pequenos e estão posicionados muito distantes um do outro, o que não cria um conjunto agradável aos olhos. A arandela está mal posicionada, atrapalhando um bom arranjo de quadros na parede. Poderiam ser 2 arandelas, posicionadas nos lados ou não ter arandela alguma. Assim a parede poderia ser completada com um arranjo de quadros (na altura dos olhos de uma pessoa de 1,70 é um bom posicionamento). Imagino, ao invés de 1 quadro , diversos quadros pequenos e coloridos, com azul, branco, amarelo, laranja..

As almofadas são muito grandes e nada acrescentam, repetindo simplesmente, as cores básicas da sala, azul e branco. Poderiam ser trocadas por arranjos (em número impar sempre fica melhor) nas mesmas cores acima, lisas e estampadas.

O piso branco dá uma sensação de frieza que poderia se evitada com um pequeno tapete, por exemplo. Este tapete poderia ser colorido ou liso, com variantes das cores usadas no ambiente ou um tipo artesanal, cru, um pouco mais escuro, tendendo para o mel.

Enfim, a sala é “sem graça”, fria, sem vida e desconfortável. O acréscimo dos elementos e cores acima objetiva melhorar a funcionalidade e dar calor ao ambiente.

Concordam ? Vejam abaixo uma possibilidade que criei, usando algumas das idéias acima e outras.

exemplokkt1

Mais 2 exemplos:

salaexemplo11

A sala ao lado apresenta diversas questões mal resolvidas:

- Sendo a parede tão escura, é péssimo que os sofás sejam mais escuros ainda.

- O excesso de elementos e padrões de almofadas cria uma sensação de desordem

- O tapete, bem feminino,  destoa do ambiente, bastante masculino. Além da cor não favorecer a harmonia e o tamanho não ajudar.

- Os quadros não combinam com a parede, são pequenos, estão desalinhados

- A mesa de centro é pequena para o ambiente – Os sofás estão muito distantes, dificultando a criação de um ambiente aconchegante para conversação.

sala-4Normalmente, pecamos pelo excesso. Mas a sala ao lado peca pela falta. Falta de conforto, com estes móveis duros e que parecem desconfortáveis e falta de adornos;  O quadro, novamente, tem formato e tamanho que não são apropriados ao ambiente. O tapete tem uma cor neutra e clara que até funciona com o piso escuro, mas o seu tamanho e posicionamento não está correto.

Percebemos que os ambientes podem ser muito melhorados se:

- Analisarmos as proporções dos elementos em relação ao tamanho do ambiente: Acessórios decorativos pequenos ou grandes demais; Excesso de acessórios; tapetes e quadros desproporcionais; Muitos móveis em ambientes pequenos; ou móveis grandes demais para o ambiente, etc.

- Diminuirmos a quantidade de cores diferentes no mesmo ambiente, escolhendo uma como a principal; Isso não é uma regra, mas facilita a harmonia.

- Usarmos sabiamente a iluminação, variando iluminação direta, indireta, focada, difusa, de forma a criar cenários diferentes no mesmo ambiente para momentos diferentes.

- Pensarmos no uso do ambiente no dia-a-dia: O que falta ? O que traria mais comodidade ? O que sobra ? O que atrapalha ?

86 Respostas para “Decoração-Salas”

  1. rosanafe disse

    Oi, Vanda,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Pode pintar de vermelho sim, mas não use um vermelho muito vivo, pois vc vai cansar. Além disso veja se não bate sol nesta parede, pois se bater diretamente, toda a sua sala vai refletir a cor, o que pode não ser bom.
    O vermelho tbem vai dar a impressão de que a sala é menor, atenção para este detalhe, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. rosanafe disse

    Oi, Izaura,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Provavelmente vai ficar se vc usar cores já existentes na sala.
    abs
    Rosana

  3. rosanafe disse

    Oi, Linda

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Cansou pq é tudo cor quente e me parece que vc colocou muitas coisas coloridas. Teria que diminuir, aumentando a quantidade de branco e bege. Outra sugestão é trocar por exemplo, o arranjo por arranjo com cores frias, como azul e verde que combinam com amarelo, laranja e vermelho. Mas de qualquer forma, diminua a quantidade coisas coloridas em cores fortes.
    bjos
    Rosana

  4. rosanafe disse

    Oi, Cristiana,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Sua idéia está correta. Acrescento a sarja, que é durável e vc pode lavar em casa.
    bjo
    Rosana

  5. rosanafe disse

    Oi, MÒnica,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Provavelmente a poltrona vai ficar bem. Sugiro que a rosa (que imagino vc vai colocar (ou colocou) na mesma parede, seja em verde. Acrescente mais algumas coisas (pouca e pequena) em verde, para harmonizar. Plantas, por exemplo.
    bjo
    Rosana

  6. rosanafe disse

    Oi, Mateus,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Azul fica bem com lilás (da mesma família), amarelo (contraste forte); laranja (contraste médio) e se quiser algo mais neutro, beges puxando para o amarelo ficam bem com azul.
    abs
    Rosana

  7. rosanafe disse

    Oi, Dione

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Mas : Cinza fica bem com vermelho. Se sua sala não é muito colorida e quer que a estante seja o ponto focal dela, vermelho nela.
    bjos
    Rosana

  8. rosanafe disse

    Oi, Renata,
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi sua pergunta.
    Mas, se ainda precisar: Sugiro azul se deseja dar destaque a uma parede. Fica bem com marrom e bege. As cortinas eu colocaria em bege tbém.
    abs
    ROsana

  9. rosanafe disse

    Oi, Elisangela,
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi sua dúvida.
    Se ainda ajudar: Todas as cores que vc falou são neutras, logo, quase tudo vai bem. Se deseja aconchego, aconselho os terrosos, indo do amarelo velho até o vermelho. Se deseja um ambiente mais fresco, use azuis e verdes.
    bjos
    Rosana

  10. rosanafe disse

    Oi, Rosa
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi sua pergunta.
    Mas de qualquer forma: Objetos de porcelana e vidro ficam bem com esta decoração.
    abs
    Rosana

  11. rosanafe disse

    Oi, Fatima,
    Talvez vc não precise mais da minha ajuda… É que este blog não está mais sendo atualizado. Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br.
    Mas, de qualquer forma, respondendo: Sugiro que pinte de bege puxando bem leve para o amarelo ou para o marrom, bemmmmmmmmmmmm clarinho.
    bjos
    Rosana

  12. vanda pires oliveira disse

    ola Rosana. escrevo de cabo verde. Seu blog é muito legaaaaal. Olha gostaria dasua opinião sobre como combinar a cor da parede, da cortina e do tapete. O meu sofá é nude e os moveis cor de tabaco com branco. Gostaria de pintar a parede de vermelho, mas essas duvidas me perseguem. Aguardo a sua resposta ansiosamente. um abraço. vanda

  13. Izaura Lopes de Lima disse

    Tenho um conjunto de sofá branco, mas queria cobrir o sofá grande com uma napa colorida com alguns detalhes branco. Será que ficará legal?

  14. linda disse

    Bom dia!
    Amei seu blog
    Gostaria muito que você tambem me ajudasse…
    Tenho uma parede laranja na minha sala,o sofá de 2 lugares bege,uso um tapete amarelo,e um arranjo articial laranja e amarelo,a sala é pequena,.no sofá algumas almofadas amarelas decoradas.mas na verdade cansei,gostaria de dar uma mudada..espero que você me ajude!

    Obrigada

  15. CRISTIANA disse

    Boa noite! Na casa dos meus pais, na sala de tv, o sofá é de alvenaria, gostaria de saber qual o melhor material(espuma) para fazer as almofadas do assento e do encosto, para ficarem bem confortáveis; como moramos no nordeste e aqui é bem quente acho que o melhor material para o revestimento seria o brim ou o linhão. O que vcs sugerem???? Desde já OBRIGADA!

  16. Mônica disse

    Olá, gostaria de saber sua opinião pois a parede da minha sala são todas branca sendo que o sofá é na cor areia a estante tipo home de madeira de demolição o tapete num tom areia e marron e estou pensando em colocar uma poltrona tipo tulipa vermelha com detalhes em branco será que fica legal , e na parede onde a cadeira ficaria qual sugestao vc me daria pense tb em colocar uma rosa de mdf vazada so não sei em que cor.
    Me ajude por favor.

  17. mateus disse

    Pintei minha sala de azul, mas quero pinatar uma poarede de outra cor, que cor devo pintar

  18. dione disse

    Ola, tenho um sofa cinza bem clarinho que tom de estante posso usar sendo que meu ambiente e sala e cozinha juntos meu moveis da cozinha sao branco com imbuia clara::Muito Obrigado

  19. Renata patricia de souza disse

    Minha sala e com o sofa chocolate, rack marrom com preto e alguns poucos dtalhes em bege,minha mesa e marrom com preta e as cadeiras com tecido bege quase areia bem clarinho que cor pinto uma parede e faço as cortinas!!

  20. elisangela cunha disse

    Ola!!! Estou precisando de uma ajudinha sua urgente, estou reedecorando a minha sala e estou meio em duvida quanto as cores.
    Meu sofá é tabaco,meu home é preto tem prateleiras pretas, com o painel cinza mesclados, minhas cortinas são brancas com o bando marrom, meu tapete é bege claro.
    E gostaria que voçÊ me ajudasse com a pintura das paredes pois queria algo aconchegante.
    Aguardo uma resposta sua.

  21. ROSA SILVESTRI disse

    OLÁ

    TENHO ALGUMAS DÚVIDAS , MINHA SALA É GRANDE , TEM HALL DE ENTRADA C/ UMA PORTA DE MADEIRA 2 FOLHAS , TENHO 2 MESAS DE MADEIRA COM OS PÉS ENTALHADOS A MÃO REDONDAS (ALT 70CM E TAMPO 50 CM) (1 EM CADA CANTO) E NÃO SEI O QUE COLOCAR SOBRE ELAS.TENHO NO HALL TAMBÉM TENHO UM APARADOR C/ ESPELHO ESTILO LUIX XXV- MINHA SALA É TODA ESTILO COLONIAL MODERNO (SOFÁ MADEIRA MAÇIÇA EM COURO MARRON, MESA DE JANTAR TAMPO CRISTAL E PÉS EM MADEIRA ENTALHADA A MÃO CADEIRAS MEDALHÃO)

  22. fatima disse

    Preciso de ajuda para definir a cor das paredes externas da minha casa, as janelas são de Blindex(vesde) portas externas também. QUAL A COR QUE DEVE PINTAR AS PAREDES EXERNAS?

    Grata!

  23. rosanafe disse

    Olá, Carina
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Por isso demorei a lhe responder… Aguardo sua visita, ok ?
    Infelizmente não é possível lhe ajudar com tão pouca informação. Se vc me enviar fotos e planta baixa da sua casa, assim como um detalhamento do que precisa, lhe enviarei um orçamento para o projeto de decoração, ok ? Meu e-mail é rosana@simplesdecoracao.com.br
    bjos
    RO

  24. rosanafe disse

    Olá, Evanilde
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Por isso demorei a lhe responder… Aguardo sua visita, ok ?
    Alvenaria é tudo de bom!
    bjos
    RO

  25. rosanafe disse

    Olá, Lucélia
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Por isso demorei a lhe responder… Aguardo sua visita, ok ?
    meu e-mail é rosana@simplesdecoracao.com.br
    bjo
    RO

  26. rosanafe disse

    Olá, Débora
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br/ . Aguardo sua visita, ok ?
    Qto à sua sala, cuidado com a escolha do vermelho e com o peso que ele poderá dar à sua sala. Sugiro tons menos vivos, mais atenuados, que sempre ficam mais sofisticados, mas se a iluminação natural de sua sala não for boa, sugiro que a parede seja clara e que vc invista em acessórios em vermelho e cinza, que vão ficar lindos com o sofá preto.
    bjo
    RO

  27. Debora disse

    Oi gostaria de saber eu quero por um sofa preta na sala de TV, mas queria fazer uma parede vermelha no fundo fica legal

  28. Lucelia Ribeiro disse

    Olá Ro, estou precisando urgente de uma sugestão. Comprei meu primeiro apartamento e pretendo realizar uma pequena reforma.O problema é que minha sala é muito irregular, sendo que uma das paredes fica na diagonal, formando um triângulo atrás de onde pretendo colocar me sofá. Pensei em fazer uma espécie de bar, com lugar para colocar bebidas, taças e etc, e um balcão mais alto para colocar banquetas. Tenho um desenho para vc entender melhor, se puder me passar seu email, te envio o mesmo para que possas me dar uma opinião. Muito obrigada!

  29. Evanilde disse

    Fiquei feliz qundo vi pela internete a sua decoração na sala com sofá de ovenaria pois fiz na minha sala de televição e pensei que eu estava sendo muito brega au usar uma coisa fora de moda, mas você tirou minhas incegurasas, continua investindo em ovenária e fassa a diferensa, estou com você enão abrireimão.

  30. Carina disse

    Prezados (as)

    Bom dia, venho por meio dessa obter informações sobre decoração.
    Sou casada, meu apartemento tem doias quartos, uma sala, uma cozinha com aréa de serviço e um banheiro. É pequeno, por isso gostaria de ajuda para decorar.
    Desde já agradeço a atenção.

    Atenciosamente,

    Carina

  31. rosanafe disse

    Oi, GELMA!
    Olha só: agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado., ok ?
    Quanto à sua dúvida, depende!! Preciso ver fotos do espaço e dos sofás. É possível, mas eles tem que ter algo em comum e combinar as cores, inclusive com o restante da sala.
    Se desejar, envie as fotos para rosanafe@simplesdecoracao.com.br, ok ?
    bjo
    RO

  32. Gelma disse

    Oi boa tarde
    Gostaria de saber se combina 2 tipos de sofá diferentes numa mesma sala?
    Obrigada
    Gelma

  33. rosanafe disse

    Oi, HELEM
    Olha só: agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado., ok ?
    Quanto a sua sala: Pelas cores que vc me passou , acho que vai ficar ótimo: Todas estas cores combinam bem. Agora, acrescente objetos de decoração coloridos, para dar mais alegria, ok ? Podem ser vermelhos, laranjas, amarelos, verdes, azuis… o que vc preferir. Use 2 ou 3 destas cores.
    bjos
    ROsana

  34. helem disse

    oi boa noite, estou com duvida de como pintar minha sala, pois meu sofa e marrom tabaco em l..sera que vai ficar bommm.. olha ai //// vou pintar amaior parede de camurça… e resto de areia todas da coralll…tenho cortina em voaal branca comm fundo marrommm e illhosess cromado , varao tambeemm cromado…fiac tudo bemmm

  35. rosanafe disse

    Oi, LUCINHA
    Olha só: agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Se parece um porão, é pq ela tem pouca luminosidade? Se for isso, use cores claras, branco, amarelo bem clarinho, nas paredes. Para disfarçar colunas vc pode mandar fazer móveis que as escondam, paineis, aproveitar e fazer prateleiras que as unam, enfim, não brigue com as colunas, use-as. Crie nichos, aproveite a característica, ok ?
    Para ser mais específica só se vc mandar fotos: rosana@simplesdecoracao.com.br
    bjo
    RO

  36. rosanafe disse

    Oi, Jaqueline
    Olha só: agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado. Por isso demorei tanto a ver sua mensagem
    Marrom, bege e vermelho combinam, mas se o tamanho da sua sala é pequeno e o tapete grande… Não! Coloque o tapete em uma cor que contraste com o piso e ponha detalhes em vermelho. Mas se a sala é grande, tem piso claro e boa luminosidade, tudo bem! O rack pode combinar com o piso. Não acrescente mais cores.
    bjos
    RO

  37. lucinha disse

    olá….Estou com um pequeno probleminha e gostaria de sua ajuda….estou reformando uma pequena casa que se parece um porãozinho gostaria de saber quais as cores que posso usar combinando em cada ambiente,,,já que vou pintar um quarto infantil para menina de 5 aninhos outro quarto casal e uma sala…e a minha tem sobras de colunas e não sei o que fazer… tem alguma coisa que seje barato e bonito que eu possa fazer para disfarça-lo??? e ao mesmo tempo decora-lo?? espero que vc possa me ajudar beijos e muito obrigado viu????

  38. jaqueline disse

    boa noite , gostaria de uma opiniao tenho sofa marron ,cortina bege,tapete vermelho .preciso comprar um rack qual a cor?eo tapete vermelho vc acha q combina?

  39. rosanafe disse

    Oi, Aymee!
    Olha só: agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Qto à sua pergunta: Use cores claras! cinza fica muito bem com vermelho, com laranja, verde, muitas cores. Como tudo que vc falou é escuro, para compensar use cores claras e alegres de sua preferência, não mais que 3 cores que combinem entre si. Eu usaria tons de vermelho, creme e verde.
    bjos
    Rosana

  40. aymee disse

    olá,estou organizando minha sala pois vou casar …comprei um sofar cinza escuro com os pés de madeira escuro ,e tbm tem um detalhe no branço do fosá… comprei uma raqui toda escura,como devo decora minha sala agora..

  41. rosanafe disse

    Andreia,
    Vou lhe mandar um e-mail, ok?
    E atenção que agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    abs
    Rosana

  42. olá comprei um sófa preto e tapete cinsa estou em duvida da cor da parede ,será so uma que esta o sofá por favor me mande opções de cores que fique legal!!!

  43. rosanafe disse

    Oi, Patricia,
    Olha só: Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua pergunta: Como a parte de jantar está clara e a parte do estar está escura, vc deve tentar equilibrar, colocando coisas claras no estar e escuras no jantar, entende? Minha sugestão:
    é que o tapete seja claro (cinza ou marrom claro, por exemplo),
    as cortinas acompanhem a cor do tapete (se mais claras ou mais escuras, depende se a sua sala recebe ou não muita luz de fora – quanto menos receber, mais clara deve ser a cortina).
    O sofá deve ser em marrom ou cinza mais escuro que o tapete ou (que eu gosto mais): verde que pode ser oliva, não muito escuro, ou pode ser laranja tbém, mas fechado – se vc quiser alegrar e impactar.
    Acrescente objetos – nos 2 ambientes – nas cores vermelho, cinza e a cor do sofá que escolher. Isso vai fazer mais ainda com que eles fiquem equilibrados.
    Pense nestas cores, use o site da Coral (www.coral.com.br) que tem um simulador muito legal e veja o que mais gosta. Despois me mande fotos!
    bjos
    Rosana

  44. patrícia disse

    Olá, não entendo nada de decoração e gostaria de pedir umas dicas na combinações de cores: o piso da minha sala é escuro( preto mesmo), minha estante é da cor tabaco, a mesa da minha sala de jantar é em cor clara( pastel), mesa de vidro. As paredes são brancas. Gostaria de saber então, de qual cor deve ser o meu sofá, a cortina e o tapete? Uma vez um decorador veio aqui e disse que minha sala estava muito clara( por causa das paredes e sala de jantar) e que eu deveria misturar uns tons. Enfim, voltando à pergunta principal: qual deve ser a cor do meu sofá, tapete e cortina? Agradeço a quem puder me responder. Grata, Patrícia.

  45. rosanafe disse

    Oi, Antonia!
    Olha só: Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Qto a sua pergunta: Cores para clarear: Branco, amarelo bem claro, quase branco, que dá uma impressão de luz e em segundo lugar, azul e verde (o verde mais amarelado) bem clarinhos tbém, quase branco. Muitas lojas chamam estas cores de off-white.
    Além das cores das paredes, cortinas claras e leves, móveis, pisos e tetos claros claros tbém ajudam, ok?
    Outra coisa, se possível, é conseguir, se sua casa for de 1 só andar e tiver telhas à vista, colocar algumas telhas de vidro. Outra é conseguir fazer aberturas no teto ou paredes onde vc sabe que bate o sol, fechadas com vidros específicos para isso, bem grossos. Outra ainda é se tiver algum pedaço de parede (na parte superior) que possa trocar por tijolos vazados ou transparentes.
    Que sua casa se encha de luz!
    bjos
    Rosana

  46. antonia disse

    meu vizinho fez uma reforma e minha casa ficou muito escura. queria uma sugestão de tinta e cores para clarear o ambiente.

  47. rosanafe disse

    Maria,
    Olha só: Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua questão: O que vc me pede é um projeto de um ambiente. Para lhe responder convenientemente precisaria de mais informações sobre o seu gosto pessoal, móveis, luminosidade da sala, ventilação, etc, etc. E, como o tempo de dedicação para uma resposta completa seria bem maior, teria que lhe submeter um orçamento para realizá-lo.
    Gratuitamente, posso lhe dar idéias gerais, como: 1) o ideal é que o interior da casa seja protegido, isso é, que há uma divisória, meia parede, estante, enfim, algo que não permita que pessoas que estejam na porta vejam o interior da casa, enfim, um hall por menor que seja. E que seja decorado de forma agradável.
    2) A TV deve ser posicionada em uma parede que não receba a luz da janela , preferencialmente para não prejudicar a visão dela durante o dia. (ou a janela deve possuir cortina que permita controlar a quantidade de luz que entra no recinto).
    3) Veja em http://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-de-salas-de-estar-e-jantar-2/ mais dicas de decoração para salas, com medidas mínimas, distâncias necessárias entre os móveis, etc.
    Se desejar um projeto, por favor escreva para rosanafe@gmail.com que terei prazer em lhe ajudar mais profundamente.
    abs
    Rosana

  48. maria de fatima disse

    Preciso de uma ideia para uma sala pequana 3 por 3 para ver tv, com estante e sofá refrátil,com uma janela de 1,5 por 1,5 em uma das paredes onde a entrada proporciona uma linha transversal até o interior da casa. Você pode me ajudar?

  49. rosanafe disse

    OI, Katia,
    Olha só: Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado. E tem PROMOÇÃO!!!
    Em relação à sua questão: Todos os elementos que vc falou são escuros e/ou neutros. Sugiro acrescentar elementos com cores mais abertas e alegres, por exemplo amarelo, mel, laranja OU umas 2 tonalidades de azul, ficam bem com cinza.
    Se isso não lhe incomodar ou não estiver escurecendo muito a sala, sugiro acrescentar elementos em vermelho puxando para o vinho, que adoro junto com cinza.
    Quanto à mesa de centro e tapete, há diversas opções e fica difícil sem ver o espaço, mas se vc deseja que a mesa não pese no ambiente, compre uma em vidro, para combinar com a mesa, o vidro pode tender para o cinza tbém , mas claro. Se o seu piso for escuro, vc deve colocar um tapete que seja mais claro que ele, para clarear o ambiente. Como o sofá é marrom, sugiro um mel ou cru, quer ficará bem usando qualquer das cores que sugeri.
    bjos
    Rosana

  50. katia regina rosa disse

    oLÁ Rosana adorei seu blog,muito legal. Estou com muitas duvidas estou decorando meu apartamento mas estou bastante perdida.É um espaço não muito grande, comprei uma mesa de vidro com quatro cadeiras em um tom puxando para o cinza e a base da mesa na cor tabaco escuro.O rack,comprei cinza com preto e o sofá é de chinilha de dois lugares na cor marron mais claro não tão escuro acompanhando dois almufadão na mesma cor do sofá com detalhes em preto. Agora não sei que tipo de mesa de centro devo comprar e que cor de tapete usar. Se puder me sar algumas dicas ficarei muito grata.Obrigado.

  51. rosanafe disse

    Juliana,
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua questão, sugiro colocar no sofá de alvenaria os assentos e encostos em tecido estampado ou listrado com fundo palha ou mel , com listras em marrom, amarelo, laranja. Não entendi se vc vai comprar algum sofá ou poltrona, se sim, escolha mel ou marrom claro e coloque almofadas com o mesmo tecido do sofá de alvenaria. E no sofá, coloque almofadas lisas nestas cores:amarelo, laranja, marrom. ok?
    Isso tudo para clarear e dar uma alegrada na sua sala.
    bjos
    Rosana

  52. Juliana disse

    Bom Dia!!!!

    Tenho uma sala simples e tenhpo um sofa de ovenária, gostaria de idéias de estofado… meus moveis são todos escuros, iclusive o meu piso e quase da mesma cor dos móveis(marrom escuro), e a cor da sala e Palha com tetop Branco…
    Me Ajuda aê.. já não aguento mais quebrar a cabeça… bjusssssssss brigadão

  53. rosanafe disse

    Ana,
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua questão, as 3 opções podem ser usadas, mas tenha muito cuidado para não escolher coisa das quais cansará muito rápido. Das 3, o que acho mais legal é a textura, mas uma coisa que não chame atenção, que seja charmosa como as texturas que imitam aço, linho, estas coisas (veja nos sites da Coral e/ou Suvinil). Cinza fica muito bem com o vermelho fechado, que dá uma ar sofisticado ao ambiente. O ideal seria que vc me enviasse fotos do lugar, (mande para rosanafe@gmail.com) assim poderia lhe ajudar mais,ok?
    bjos
    ROsana

  54. Ana disse

    Oi, estou reformando a minha sala de tv e gostaria de uma sugestão de que devo fazer na parede (uma textura, um grafiato, adesivo, ou …) na sala so tem o rack com a tv, um tapete, e o sofa, o rack é cinza e preto, o piso é frio na cor branca com rejunte cinza, gostaria de pintar de outra cor, hoje todas as paredes são brancas.
    obrigada.

  55. rosanafe disse

    José,
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua questão, para lhe dar uma sugestão precisaria saber a cor das paredes. Mas como a sala de jantar é tabaco, acho que vc deve colocar cores mais claras na sala de estar, mas alguns itens na cor tabaco. Se vc gosta de tons neutros, faça uma combinação usando tom sobre tom, tipo branco, creme, mel, marrom e acrescente nos detalhes uma cor alegre para animar. Esta cor pode ser vinho, laranja, verde, o que vc gostar mais. Se a sala for escura, coloque as paredes nos tons mais claros e os tons mais fortes e escuros nos detalhes.
    Espero ter ajudado
    abs
    ROsana

  56. jose disse

    Olá, será que vc poderia me ajudar,estou numa reforma na minha casa, e tinha sala de jantar e a uma outra sala saparados, quebrei uma parede para ficar uma só, agora estou numa duvida ou melhor não sei o que fazer.Pretendo rebaixar tudo de gesso,mas estou achando q vai carregar muito.e quanto aos moveis o de jantar eu já tenho,na cor tabaco…preciso de dicas de cores do jogo de sofá…e estantes pode me ajudar?

  57. rosanafe disse

    Fabiana,
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Fica difícil saber se fica legal ou não, mas posso te dar algumas sugestões e dicas para ajudar:
    1) Acredito que vc deve ser jovem e desejar um ambiente descolado. Perfeito, mas com certeza deverá ter visitas que podem não se sentir confortáveis ou até não conseguir se adaptar a este cantinho (como pessoas mais velhas e pessoas com alguma deficiência que as impeça de sentar em assentos muito baixos). Então, o ideal é que tenha tbém algum móvel + confortável perto deste cantinho para estas pessoas ficarem a vontade e participarem do cantinho.
    2) Acho que é tbém interessante acrescentar futons no chão, que são mais confortáveis e estilosos e criam uma base agradável para as almofadas, colocadas sobre eles.
    3) As cores devem combinar com o ambiente e entre si. Isso é essencial.
    4) Misture tamanhos e formatos diferentes, para ficar mais alegre.
    5) Como o conjunto fica baixo, pense em algo para as paredes, como adesivos ou quadros, prateleiras; E tbém em ter por perto móveis , como bancos que podem ser usados como mesinhas de apoio, com baixa altura.
    Espero ter ajudado
    bjo
    Rosana

  58. FABIANA disse

    QUERO DECORAR UM CANTO DA MINHA SALA COM ALMOFADAS GRANDES NO CHÃO FICA LEGAL

  59. rosanafe disse

    Lucilena,
    Meu novo site é o http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR. Continue me seguindo por lá, ok? Obrigada!
    Quanto à sua pergunta: deixe sim um espaço para o encaixe e inclinação necessária para melhor conforto. Observe a inclinação de um sofá comum e siga.
    Tudo a ver madeira maciça com tijolinhos, mas se a área é externa esta madeira tem que ser adequada para ficar no tempo e ter manutenção constante, ok ?
    abs
    Rosana

  60. Lucilena Caetano da Silva disse

    Rosanafe,
    Adorei o seu blog e gostaria de uma dica:
    Estou construindo um sofá de tijolinho na minha área e minha dúvida é
    se o assento deve ficar reto, ou devo deixar alguns centímetros para o
    encaixe das almofadas. E um banco de madeira maciça combina com o móvel
    de tijolinho?
    bjuuus

  61. rosanafe disse

    Oi, Ana Marcia,
    ANTES DE TUDO: ESTOU AGORA POSTANDO NO http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR. Me acompanhe por la´.
    Quanto a sua pergunta: Para fazer divisórias assim vc pode usar gesso ou procurar empresas especializadas em Drywall que é muito usado fora do Brasil mas aqui já está sendo bem aceito. O bom do drywall é que a sujeira é praticamente nenhuma. Em relação à esta divisória tipo tela, veja http://www.simplesdecoracao.com.br/2009/07/novidades-em-acessorios-divisorias-revestimentos-persiana/. Tem uma coisa parecida lá.
    Um abraço,
    Rosana

  62. ANA MARCIA disse

    OLA,

    GOSTARIA DE UMA OPINIÃO!

    VI NUMA REVISTA, HA MUITO TEMPO E NÃO RECORDO,UMA DIVISÓRIA QUE ERA COMO SE FOSSE UMA TELA, COM METAL ATE O TETO E OUTRO NO CHÃO P/ SEPARAR AMBIENTE,COMO DIVISÓRIA, SERÁ QUE POSSO FAZER A DIVISÓRIA IMITANDO PAREDE COM PLACA DE GESSO? O QUE VC ACHA?
    FICA BOM?
    GRATA

  63. rosanafe disse

    Oi, Cristiane!
    ANTES DE TUDO: ESTOU AGORA POSTANDO NO http://WWW.SIMPLESDECORACAO.COM.BR. Me acompanhe por la´.
    Quando a sua questão:
    Qualquer das 2 cores ficam bem com cinza claro, sendo que o preto dá, a princípio, um “clima” mais formal e o vermelho, dependendo da tonalidade, um “clima” mais provocativo e jovem (vermelho mesmo) ou sensual e acolhedor (quando puxa para o vinho) . É claro que este “clima” pode ser totalmente modificado dependendo dos demais elementos que vc colocar no ambiente. Então, tudo depende do seu gosto, das sensações que deseja provocar, das dimensões do ambiente e da luminosidade natural deste e como deseja usá-la: atenuando-a ou disfarçando-a. Sendo o piso claro, gosto do contraste com tapetes de cores mais escuras mas se vc deseja que o tapete não chame atenção, use cores perto do tom do piso. Se o ambiente é pequeno, opte por cores mais claras nas paredes ou use uma cor escura somente em uma das paredes (sempre sugiro que seja usado na paredes menos iluminada pela luz do sol, principalmente quando o ambiente tem pouca luz natural). Pense nisso tudo e decida qual será o elemento ou ponto mais importante da sala, aquele que deverá chamar a atenção. Não use elementos demais, pense na circulação, deixe espaço para ela, não use cores demais. Também gaste algum tempo para não fazer aquela coisa certinha em que algumas coisas tem uma cor e outras tem outra cor e fica tudo parecendo loja de móveis. Procure brincar com a tonalidade das cores – mais escuro, mais claro, listras, texturas, estampas, etc. Como venho sugerido, acesso os sites: da coral, da suvinil (que tem simuladores para ajudar a escolher cores de ambientes) e o http://www.colourlovers.com/ (que tem padrões de cores harmoniosas) que devem te ajudar a decidir, ok ? Principalmente, imprima a sua personalidade no ambiente, o seu jeito de ser, ok?
    Um beijo e sucesso!
    da RO

  64. gostaria que me ajudasse a decorar minha sala meu piso é cinza claro, pensei em um sofa vermelho ou preto mas e o tapete, as paredes e os moveis o que fazer?me ajude por favor

  65. rosanafe disse

    Oi, Rossana

    Por favor, estou postando agora no http://www.simplesdecoracao.com.br, vá lá, ok ?
    Quanto a sua pergunta: É muito difícil dar uma opinião pois, além da cor escolhida depender do gosto pessoal, ainda depende da cor do piso (claro ou escuro? liso ? decorado?), tamanho da sala, grau de luminosidade que ela tem (É escura ? Tem bastante luminosidade natural?), o resultado que vc deseja obter (mais alegre? Mais clássico ? Mais aconchegante?), enfim.. Os sofás e móveis tem cor neutra, mais fáceis de combinar, pois permitem mil cores, e por isso, se torna mais difícil ainda eu dar sugestões de cor. O que eu sugiro é que vc visite os sites da coral, da suvinil (que tem simuladores para ajudar a escolher cores de ambientes) e o http://www.colourlovers.com/ (que tem padrões de cores harmoniosas) que devem te ajudar a decidir, ok ?
    Um abraço e boa sorte
    Rosana

  66. Rossana disse

    Olá, estou tentando terminar a decoração da minha sala, mas não consigo decidir a cor (atualmente é verde alface). Os sofás são de chenille beje os móveis são escuros. Gostaria de pedir uma opinião… Obrigada,

  67. rosanafe disse

    Ivana,
    Obrigada! Não esqueça que agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ?
    Em relação à sua pergunta, tenho algumas questões para vc pensar e pesquisar:
    1) Será que o vidro preto espelhado irá refletir muito a iluminação da sala ? se isso acontecer, pode ser que atrapalhe que está vendo a TV. É claro que isso depende do vidro e da iluminação que vc usará. Então, atenção a isso.
    2) Não sei qual o tamanho total da sala,nem a cor que pretende usar nas paredes, mas penso que vc deve considerar que esta parede preta deve ser compensada com cores claras no resto do recinto, até para se tornar o ponto focal do ambiente. Preto, vermelho e branco fazem uma combinação impactante, sem meios tons. Pessoalmente, prefiro o vermelho aliado a cinzas (off white) ou cores tendendo para o areia, ou creme, para diminuir o impacto. Sendo o sofá bege e as cortinas brancas, talvez a cor das outras paredes seguindo este tom bege fiquem bem. NO mais, coloque elementos decorativos (almofadas, etc) nos tons de vermelho, cinza (ou creme, dependendo da sua escolha da cor da parede). Use estampa e listras para alegrar.
    Espero ter ajudado a faze-la pensar e imaginar..
    Um beijo
    ROsana

  68. Ivana Pepelgi disse

    Adorei suas idéias.Estou mudando a minha sala e gostaria de sua opinião.Tenho uma parede medindo 4,51cm e uma tv 52pol.Pretendo colocar vidro preto espelhado nessa parede toda e fazer um rack em laca preta brilhante medindo 0,50 altx 4,51 de largura.Meu sofá é bege
    claro e minhas cortinas são brancas e vermelhas. O piso de minha sala é porcelanato branco.
    Me aconselhe, por favor, o que fazer.
    Um abraço

  69. rosanafe disse

    Oi, Aline
    Eu agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br. Vá lá me visitar e me acompanhe de lá, ok ?
    Pode sim, mas considere que para a harmonia dos espaços como um todo, algo tem que haver em comum entre os ambientes. Pode ser uma cor, um material, um revestimento, a cor e/ou material dos revestimentos ou detalhes de decoração usados, enfim, deve haver um diálogo entre todos os ambientes, de forma que a casa tenha uma harmonia, uma personalidade, uma unidade, entende ? Não deixe que pareça tipo uma loja de decoração que tem diversos ambiente totalmente desligados entre si…
    Espero ter ajudado.
    bjos
    ROsana

  70. Aline de Souza disse

    Olá, gostaria de saber se eu posso trabalhar com cores de moveis diferentes para a sala de estar e jantar em um mesmo ambiente? Ou seja, combinar o raqui com a mesa de centro e o sofá; e na sala de jantar combinar a mesa com buffet.

  71. rosanafe disse

    Graziella,
    Em primeiro lugar, me mudei para http://www.simplesdecoracao.com.br, vá lá me visitar, ok ?
    Em segundo lugar, em relação à fechadura e puxador, não sei quais cores vc tem disponíveis, mas se a porta é de madeira maciça e está em sua cor natural, acredito que uma cor que se aproxime da cor da porta ficará bom.
    Um abraço ,
    ROsana

  72. Graziella disse

    Rosanafe,

    Será que vc pode me ajudar??? Socorro.

    Estou construindo e gostaria de saber sua opinião: minha sala tem 3,4 de larguraX 5,00 de comprimento a janela terá 2,00 e será de blindex (gostaria que fosse fosco, por causa da claridade), minha porta será de madeira maciça. Minha dúvida é qual a melhor cor de fechadura de porta para um blindex cor fosco e qual cor do puxador da janela de blindex?

    Grata. Espero poder contar com uma opinião

  73. rosanafe disse

    Obrigada Fabiane!
    Volte sempre
    bjo
    RO

  74. fabiane da silva disse

    achei tudo deslumbrante pois estou mobiliando e decorando minha casa pois ela é um chalé é pequena fico sem ideias.

  75. rosanafe disse

    Oi, Imaculada,
    Note que toda a sua sala “puxa” para o amarelo, mas escurecido ou esmaecido, certo?
    A cor das paredes depende do clima que vc quer passar. Se desejar uma coisa suave, delicada, sem grandes contrastes, opte por tons dourados, como a cor P032 ou E143da suvinil (veja no site http://www.suvinil.com.br) o R128 tbém fica lindo, mas como é escuro, só se a sala for grande e clara ou se vc pintar 1 parede desta cora e as outras com uma cor off white ou areia. Se desejar maior contraste, dinamismo,acho que o azul/lilás tipo o E084 ficará muito bonito. Vc não falou da cor do tapete e isso é importante. Se o chão for escuro, puxe para o dourado. Se for claro, puxe para o marrom.
    Abs
    Rosana

  76. imaculada disse

    gostaria de uma dica que cor posso pintar a parede de minha SALA DE TV, TENHO DOIS SOFAS DOIS E TERS LUGARES MARRON DE CHENILLE UM RACK MAPLE E TABACO A MESINHA DE CENTRO DA MESMA COR

  77. rosanafe disse

    Oi, Kelly, Obrigada!
    Quanto à sua pergunta: Não há a menor necessidade de ser a mesma tonalidade ou cor. O importante é que as cores, não só de assentos como de todo o ambiente sejam escolhidas de forma que todas juntas tenham harmonia, “combinem”. O ideal é que vc escolha uma paleta de cores para o ambiente, isso é, um conjunto de cores que vc goste delas juntas, (para facilitar a combinação use até 3 cores somente). Pode ser também variações de 1 ou 2 cores, por exemplo. E use estas cores (vc pode acrescentar branco, preto e alguma das cores chamadas neutras, como creme, cinza claro, etc) em todo o ambiente (paredes, tecidos, quadros, chão, tudo..).
    Os sites de tintas como suvinil, coral, sherwin, tem simuladores que ajudam a escolher estas cores pois apresentam já “combinações ” que “dão certo”. Por exemplo: Combinações de cores quentes, (da mesma “família): Vermelho, laranja, amarelo ; Combinações de cores frias : Azuis e verdes; Combinações de cores contrastantes: laranja e verde; azuis e amarelos.
    Cada tipo de combinação cria um “clima” diferente: as frias são mais “calmas” , as quentes mais dinâmicas. Tudo depende do seu gosto e do clima que vc quer criar. Só não exagere na quantidade de cores diferentes, principalmente em ambientes pequenos e não esqueça que usar branco em qualquer combinação dá leveza e claridade.
    Espero que tenha ajudada
    Abs
    ROsana

  78. Kelly Daiane disse

    Ola.
    Parabens pelo site, vc mais uma vez arrasou.
    Gostaria de uma grande informação, na minha casa minha sala de jantar vai ficar no mesmo ambiente da de estar gostaria de saber se o pano do assento da cadeira da mesa de jantar tem que ser na mesma tonalidade do pano do sofa.
    Obrigado

  79. rosanafe disse

    Obrigada, Simone. É muito legal receber elogios e ganhar uma nova visitante !!
    Abs
    ROsana

  80. Simone disse

    adorei seu blog, tem realmente o que eu preciso, quantinhos especiais, espaços pequenos, ideias, dicas, é perfeito. Ja coloquei nos meus favoritos.

  81. rosanafe disse

    Puxa, Obrigada!
    Adorei o sei comentário! (rsrsrsr!) Isso é que me faz ter prazer em pesquisar tanto para fazer um blog legal
    Um bjo
    ROsana

  82. Lara disse

    Rosana adorei o seu blog, vc tem mto bom gosto! estou montando o meu apartamento agora, e como é um ambiente pequeno está sendo um desafio, mas com certeza as idéias do blog ajudaram mto!
    está uma ótima seleção, realmente selecionada a dedo!
    abs e mto obrigada

  83. rosanafe disse

    Lúcia,
    Vou procurar fotos com sofás de alvenaria, mas veja as dicas em Decoração de Salas, em que uso uma sala que tem sofá de alvenaria. Algumas coisas que acho importantes: 1) Não sei pq, mas os sofás de alvenaria que vejo são retos na frente, não tendo um recuo para os pés. Isso seria interessante tbém devido à sujeira que a alvenaria acaba recebendo dos sapatos das pessoas. Então um recuo de 10 cm de altura por uns 10 de profundidade acho que ajuda bastante .2) Tem que ter ter lugar para descansar as costas. O ideal é que este encosto seja um pouco inclinado na parte superior, como é um sofá normal. 3) Colocar um futon de boa qualidade como assento melhora o conforto 4) Mesas de canto e de centro são imprescindíveis para apoio. Veja as medidas em Decoração de salas. 5) Se for possível colocar descansos de braço, ou fazer os braços em alvenaria e cobri-los com espuma coberta com o mesmo tecido acho que poderia dar um charme a mais e mais conforto.
    Espero ter ajudado e aguarde posts com mais idéias, ok ?
    Abs
    ROsana

  84. Lúcia Monferron disse

    Estou a procura de idéias para minha sala de tv. Quero sofá de alvenaria e percebo que não ha muito material a respeito…pode me ajudar? Além da praticidade, gostaria de ter conforto jpara assistir a tv e ler..
    grata pela atenção

  85. rosanafe disse

    OBrigada, Joana pelo feedback e incentivo..
    abs
    ROsana

  86. Joana D' Arc disse

    Vc arrazou mais uma vez, parabéns

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: