Blog da Ro – Design Interiores e Arte

Novidades e Notícias sobre design e minha Arte

Decoração-Quartos

Estou com novo endereço :  www.simplesdecoracao.com.br.

E desde o mês passado (setembro) estou postando e atualizando as páginas no www.simplesdecoracao.com.br.

Todo o conteúdo deste blog foi copiado para lá e agora lá postarei os próximos posts e responderei a seus comentários.

Vão lá me visitar, ok ?

———————————————

Introdução:

Os quartos pertencem à área íntima da casa e tem como função, à princípio,  propiciar aos usuários um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, assim como ter áreas para guarda de roupas e objetos íntimos, em áreas conjuntos ou não (closets).  Há também as suites, onde se acrescenta um banheiro exclusivo para uso do(s)  habitante(s)  do quarto. E ainda há aqueles que desejam um ambiente para leitura.

Os quartos atualmente são, em geral,  pequenos até para sua função principal; E o pior é que muitos, por desejo ou falta de opção, ainda acrescentam áreas de trabalho (com computador) nos seus quartos (idéia que particularmente, considero muito ruim, visto a incompatibilidade de descanso x trabalho ou até quando o computador é usado para lazer, pois é um elemento excitante, o que não combina com descanso e tranquilidade).

É bem diferente analisar e decorar um quarto para uma só pessoa, um  de casal, um de hóspedes, um de uma criança ou de mais que uma criança. Quando há mais que uma pessoa sempre temos desejos diferentes que dificultam a decisão de decoração.

Um item importante no quarto é a ventilação, já que se passa muito tempo nele e a boa ventilação é saudável no ambiente em que dormimos. Mas temos que ter cuidado com correntes de ar, que podem prejudicar os mais sensíveis. Ventiladores de teto devem ficar no centro da cama (eles não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso).

Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) do quarto devem ser acessíveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama,  pense na pessoa ao lado. O ideal é que a iluminação não o atrapalhe. Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede  são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa idéia para criar ambiente diferentes no quarto de casal.

Outro item que deve ser cuidado é a acústica; Temos que  nos preocupar com o ruído que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais, há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados (como a cortiça, por exemplo).

5) Para “aumentar ” o espaço:

- Cama elevada pode ter um armário embaixo; Cama comum pode ter gavetas sob o estrado;

- Prateleiras no lugar de criado-mudo e arandelas presas às paredes

- TV no quarto (que eu detesto, mas..) sobre suportes presos à parede (que eu também detesto, mas..)

- Prateleiras nas paredes; Portas de correr

- Use o espaço abaixo das janelas para móveis baixos

- Móveis com quinas arredondadas facilitam a circulação

- Nichos na parede da cabeceira podem fazer o papel de mesas de apoio e guardar objetos de decoração, luminárias e livros.

12-estilos-decoracao-estampas-classicascursoabril 70metroscasaabril3 70metroscasaabril5casaabrilarmáriopara sapatos

4) Boas medidas e idéias para o guarda-roupas

0) Antes de tudo, analise tudo que vc tem,  doe o que não usa, não gaste o pouco espaço que sempre temos com o que não precisa gastar. E pense que aquilo que guarda para usar no dia que emagrecer, ou porque não consegue se desvencilhar pode estar fazendo falta para alguém e pode fazer toda a diferença na vida desta pessoa. Doar é dar espaço para ter mais e melhor!

1) portas e tampos transparentes facilitam visualizar o conteúdo

2) Gavetas são para peças pequenas e coisas que não precisam estar à vista. Divisórias internas são uma boa idéia, pois as meias, roupas íntimas e bijuteiras ficam organizadas

3) prateleiras são boas para sapatos e bolsas. As de correr facilitam o acesso;

4) Portas ripadas evitam o bolor

5) Sapatos devem ficar separados das roupas, em compartimentos ventilados, se as prateleiras forem inclinadas ocupam menos espaço

6) Medidas: Maleiro: 40 cm de altura em armário com 65 de profundidade; Ternos cabem em nichos com 1,20 a 1,30 de altura; Calças – 70 cm de altura; Camisas dobradas podem ficar em gavetas deslizantes com 10 cm de altura; Sapateira precisa de 34 cm de profundidade com alturas diferentes para botas, sapatos e sandálias; Prateleiras ou gavetas para camisetas com 20cm de altura e 32 cm para moletons e malhas , no mínimo.

3) Quarto de Jovens

Entre os 3,4 anos até os 6/7 o quarto de bebê sofrerá modificações como disse no tópico Quarto de bebê.

potterydarnkidsdotcom1 potterybarnkidsdotcom5

Dos 7/8 anos até os 11 o ambiente deverá proporcionar espaço para a socialização com amigos. Um beliche, uma bicama, são bem vindos. Os equipamentos, som, computador, jogos, tomam espaço também. A cama pode ter um ar de sofá, com muitas almofadas. O ambiente de estudo tbém tem que ser mais “adulto”, com mesa e cadeiras confortáveis.  Diminui o espaço para brinquedos, mas aumenta o espaço para material de estudo e livros. Nesta fase, muitas vezes, a criança tem dificuldade em manter o ambiente organizado, principalmente se não pensarmos na facilidade de organização durante a decoração: Gavetas, caixas, separações, cabides, tudo que puder facilitar a ordem é bem vindo.

504429deascoisasmaisimplesdavidadotblogspotdotcom

A partir dos 11 anos, mais ou menos,  a criança não deseja mais um “quarto de criança” e sim um quarto com personalidade, um refúgio para expressão de sua individualidade. E prepare-se , pq neste período esta personalidade vai mudar muuuuuito…  A criança deve participar das idéias para a decoração do quarto (sob o risco de não querer entrar nele nunca mais…rsrsrs).  O espaço para estudos, equipamentos  e livros aumenta, as cores se tornam mais “adultas”. Ainda se deve pensar nos amigos que visitam o jovem e, às vezes, dormem lá. Os armários são maiores (há mais roupas, principalmente para meninas) e havendo hobbies ou esportes, deve-se organizar espaço para a guarda das coisas relacionadas a eles. Se for suite e/ou houver closet, veja no tópico Quarto de Casal as questões relacionadas a eles.

quarto3 criança2

Medidas:

Cama de solteiro: de 70 a 90 x 190cm; Cama de “viuva” : 120 x 190; Beliche: Cama superior – de 150 a 170cm do chão; Camas com estrado tem, em geral, 45cm de altura; Mesas de cabeceira, em geral,  acompanham o tamanho da cama, sendo um pouco mais baixas que esta.

2) Quarto de Casal

- O 1o. item no qual normalmente pensamos é a cama. Seu posicionamento é super importante: Em relação à janelas,   porta de entrada do quarto e ao banheiro (se houver) são  itens a serem  discutidos. As pessoas, em geral, tem uma opinião forte sobre este assunto. Uma necessidade geral, no entanto,  é a privacidade de quem está usando a cama em relação à janelas, principalmente, que pode ser resolvida com a mudança da posição da cama ou proteção na janela (cortinas, etc). O tamanho da cama deve ser considerado em relação ao tamanho do ambiente – uma cama muito grande em um quarto muito pequeno prejudica toda a circulação e funcionalidade. Normalmente, as camas tem entre 45 e 60 cm de altura. A cabeceira dá, normalmente,  o apelo mais forte do quarto.

Closets muito pequenos em quartos tbém pequenos  devem ser evitados para melhor uso do espaço. No closet é interessante haver ao menos um espelho e uma banqueta ou puff para apoio ao calçar sapatos e sandálias.  Armários com portas deslizantes são mais caros, mas ajudam muito na questão do espaço. A entrada de ar e a boa iluminação são  essenciais em um closet: temperatura agradável e luz para se vestir e que ilumine dentro dos armários. Não esqueça que diclóicas e incandescentes esquentam muito. Use fluorescentes amareladas para não se enganar com as cores das roupas e acessórios.  As portas dos armários tbém devem permitir ventilação. O piso deve acompanhar o usado no quarto.

Os banheiros das suites tbém devem ter boa ventilação e iluminação. Se possível, pensar em formas de ser usado por 2 pessoas ao mesmo tempo (2 pias ou sanitário com separação, etc). A ventilação deve evitar que odores desagradáveis cheguem ao quarto.

Outro item que pode ser pensado e ajuda a manter a organização é um lugar para colocar a roupa que acabamos de retirar, bolsas que estão sendo usadas, etc.  Se houver espaço e interesse, um lugar para leitura ou relaxamento, com uma poltrona pequena e aconchegante, luz direcionada e uma pequena estante com alguns livros ou uma mesinha de apoio podem ocupar pequeno  espaço e ajudar no aconchego do ambiente.

As cores devem ser escolhidas para ajudar na criação de um ambiente acolhedor e tranquilo. Evite muito contraste e tons vivos demais em grandes elementos (eles podem ser colocados em almofadas, pequenos acessórios, etc).

Exemplo:

bedroom2before

O quarto ao lado é ínfimo. Por isso mesmo: 1) a cama poderia ser menor  2) A cama poderia ser colocada de outra forma. 3) As cores deveriam ser mais claras e relaxantes.

Não há nada sobre a cabeceira da cama. A “textura” colocada sobre toda a parede não está ajudando. Parece mal feita e não “funciona como elemento focal.

Não há iluminação nas cabeceiras; A iluminação existente está forte e mal posicionada.

Será que há a privacidade necessárias somente com estas persianas ?

Apesar do laranja e amarelo, que parecem “abafar” o quarto, ele dá uma sensação, ao mesmo tempo, de frieza; Não há acessórios, nada.

A solução dada pela decoradora do site onde peguei esta imagem foi a ao lado, que  abrange todos os tópicos que coloquei acima, mesmo não sendo nada excepcional.

bedroom2after

Abaixo,  outro exemplo, com o “antes” e o “depois”. poucas modificações, dando ênfase à área da cabeceira da cama, colocando abajures mais proporcionais fizeram uma diferença enorme no ambiente.

bedroom5before bedroom5after

Medidas:

Mesas de cabeceira (criado mudo) – Altura 70 cm; Largura 70 e profundidade 40 a 60cm;Armários profundidade 60cm ; Mesinhas : Diâmetro 80 e altura 70cm.

Cama de casal: Medida padrão: 1,40 x 1,90 (colchão 1,38 x 1,88); Queen Size : 1,50 x 2,00 (colchão 1,48 x 1,98); King size: 1,60 x 2,00 (colchão 1,.58 x 1,98; Box spring : de 1,80 x 2,00 a 2,00 x 2,10.

1) Quarto de Bebê:

É um ambiente onde o silêncio, a tranquilidade  e a limpeza são os itens principais. As cores devem ser relaxantes, pastéis preferencialmente, azuis, liláses, verdes são bem vindos. O piso deve ser  fácil de limpar e antiderrapante.  Boa Ventilação e Temperatura agradável.  Na iluminação, usar dimmers para tornar mais aconhedor o ambiente.

Deve-se pensar em áreas para cada atividade: amamentar, dormir, trocar roupa, dar banho em banheira (se não houver ambiente específico para isso),  guardar produtos, roupas e acessórios, talvez uma cama extra…

O ponto principal é o berço, que deve estar perpendicular à parede, de forma que possa ser acessado pelos 2 lados. Ele deve ser arejado e sem vãos onde o bebe possa prender as mãos, pés ou cabeça.  O estrado regulável é uma boa idéia, além de almofadas amarradas nas grades do berço.  Dê preferência a produtos naturais, como algodão.  Esteja atento a correntes de ar (por ex.: o berço na direção da porta e da janela).  O berço deve ficar longe da janela e perto do armário. Uma cômoda ao lado do berço pode guardar as fraldas e roupas. Uma boa idéia são as cômodas que tem um acolchoado na parte superior, para troca de fraldas e roupa.  Os produtos usados na limpeza do bebê devem ficar tbém nesta cômoda em algum recipiente especial para isso (uma cesta, caixa, etc). A poltrona para amamentação deve ficar oposta ao armário, no mesmo lado da cômoda. Ela deve ser confortável, com encosto alto e laterais de apoio. Se houver uma cama para acompanhante, esta poderá ficar perto da janela. Perto dela uma mesa de apoio para as mamadeiras e outros acessórios. Os móveis não devem possuir quinas e arestas . No piso, material vinílico acolchoado é uma boa pedida ou formipiso branco ou piso flutuante claro. Tapetes e carpetes não são recomendados. E não esqueça o mosquiteiro do berço. Use preferencialmente pinturas atóxicas . Dimmer para controlar a iluminação é essencial.

Pense em uma decoração que possa se adaptar por muito tempo ao desenvolvimento da criança.

Medidas:

Berço: largura 70cm profundidade 1,40 cm; Com rodízios (e travas de segurança)  quando o quarto é pequeno. Estrados e grades reguláveis (minimo de 60cm de altura)   Cômoda: largura 1,20 profundidade 60 cm, altura ideal: rente ao cotovelo da mãe quando é usada tbém para troca de fraldas.

Poltrona: largura 70cm e profundidade 70cm ; Cama : largura 90 cm profundidade : 1,90

Armário : Largura 70 cm profundidade 90 cm ;Mesinha: diâmetro: 60 cm

Espaço mínimo de 60cm entre as peças.

É necessário evitar revestimentos que acumulem (ou escondam) a poeira e sejam difíceis de limpar. Tecidos grossos e pesados para cortinas, por exemplo, não são uma boa idéia. Assim como muitos elementos, bichos de pelúcia, etc.

A cômoda e a caixa abaixo são bons exemplo. O quarto ao lado acertou nas cortinas leves, cores claras, chão, poucos balangandãs.. o quarto é lindo, mas a posição do berço  abaixo do ar condicionado pode trazer problemas para o bebê se não houver cuidado.

108-decoracao-para-bebe-em-rosa am_re_-_quarto_de_bebe_-_b_-_01_848217635

O quarto abaixo  tbém acertou em n situações, mas: a cômoda na frente da janela não é uma boa posição para trocar roupa do bebê. E o abajur  sobre ela atrapalha no dia-a-dia.  Já o seguinte  está muito bom, apesar do berço estar encostado na parede.

quarto_de_bebe1 quartobebe1

É importante pensar em uma decoração que possa ser moldada para acompanhar a evolução da criança por uns 3 ou 4 anos, quando o berço se tornará uma cama, a cômoda e a poltrona, uma mesa para brincadeiras e estudo, devendo ainda existir um lugar para guarda de brinquedos, além de algum espaço livre para que a criança possa brincar.

55 Respostas para “Decoração-Quartos”

  1. rosanafe disse

    Oi, Maria alice,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Só mandando fazer, mas dá este menino neste sofá cama ??? Veja a disposição se não há outra forma de colocar estes móveis e conseguir espaço para uma cama de solteiro normal, (1.95 x 90) que vc possa usar almofadas e tal para fazer parecer sofá de dia, encostada na parede.
    abs
    Rosana

  2. rosanafe disse

    Oi, Ajane

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Vi seu blog e achei as cores muito bem escolhidas. Trabalhar com o tom sobre tom é uma decisão muito boa, sempre fica bem. E nas misturas de cores diferentes, acho que vc tem acertado, sim.
    Continue neste caminho e veja no Simples Decoração as dicas que dou sobre cor. Vão lhe ajudar, com certeza.
    bjo e sucesso
    Rosana

  3. rosanafe disse

    Oi, Janaina,

    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, por isso não vi seu comentário.
    Obrigada.
    Com marfim, vc pode prateleiras e nichos usando tons de amarelo, laranja, vermelho, mas deixe o resto (paredes) em branco. Se não quiser algo tão forte, Use azul ou verde ou os 2.
    bjo
    Rosana

  4. rosanafe disse

    Oi, Isabelly,
    Agora estou no http://www.simplesdecoracao.com.br, me acompanhe por lá.
    obrigada
    bjo
    ROsana

  5. rosanafe disse

    Oi, Stefania,
    Estou agora no http://www.simplesdecoracao.com.br. Este blog da Ro está parado faz quase 2 anos.
    Software para desenho de interior eu uso o sketchup, que é fácil e gratuito. Escreva este nome no google que a 1a pagina é onde vc pode fazer o download.
    bjo
    Rosana

  6. maria alice disse

    Oi gostaria de saber se voce pode dar uma ajuda, comprei uma quitinete para o meu filho em copa, é muito pequeno e estou precizando de um sofá cama, só que a medida é pequena, largura 1metro e 15 cm, profundidade é 60 cm será se eu vou conseguir encontrar um sofá cama de solteiro nessa medida, quero ajuda!!!!!!!!!!!obrigado!!!!!!!!!!!!aguardo resposta bjs!!!!!!!!!

  7. Olá! sou uma artesã e artista plastica que costumo trabalhar com uma,variedades de materiais que se possa enriquecer o mtrabalho pedido para poder realizar o desejo do meu cliente,eu gostaria de poder obter a sua opinião,pois criei decorações personalizadas com colagens de espelho e madeira,na montagem do desnho como um toque especial.Alguns clientes sabem respeitar a opinião do bom gosto assima de tudo outros eu tenho que fazer sem respeitar o combinar ou não,sendo que o cliente fica satisfeito mas eu como artista não fico…Gostaria muito de obter a sua resposta e que veja alguns dos meus trabalhos de biscuit,boneca de pano,madeiras de mdf para decoração de quarto de bebê,e pinturas de parede com colagens de diversos materiais fixado na parede. o meu site e http://www.desejodeumamae.com.br.

  8. Janaina Martins disse

    Oiii adorei as dicas! Quero saber qual a cor de móvel que combina com o marfim? To querendo colocar umas prateleiras e ninchos no meu quarto, para livros e decorações.

  9. isabelly disse

    gotei muitoooooo do site agora acho que posso falar com a mamãe para comesar a comprar as coisas aqui em casa aliais são 5 mulheres sem comtar a que já esta vindo então são 6 mulheres e 1 homem kkkkkk e unico de casa!
    bjssssssssss!!!!!!!!!espero mais dicas legais como essas……..

  10. stefania marafelli disse

    Olá Rô,estou freqüentando seu blog diariamente adoro suas dicas ,não faço cursos ainda mais sou fascinada desde criança por decoração.Você pode me informar algum site pra baixar programas de design bem modernos???

  11. stefania marafelli disse

    Olá Rô amei as dicas …vou decorar minha casa mês que vem porém tenho um espaço mínimo para minha cama de casal e meu guarda-roupa vendo seu blog já tive algumas idéias bem interessantes …Valeu obrigada!!!

  12. rosanafe disse

    Oi, Michelle!
    Obrigada, mas olha so: Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua pergunta: Veja em http://www.abd.org.br/site.asp?CodCanal=53#MG as escolas reconhecidas pelo MEC.
    bjo
    RO

  13. Michelle Rezende disse

    Rosana, boa noite! A pouco definir o que realmente quero fazer da minha carreira e com muitas buscas encontrei seu blog e com toda a certeza e realmente está carreira que quero ter nos proximos anos! Adorei seus trabalho, bem bolados e com uma praticidade muito grade, alem de ter os componentes dos ambiente sutis uma riqueza muito grande na simplicidade mesclada claro com a modernidade! .
    Se voce souber de alguma estola de referencia em Belo Horizonte, Minas gerais, me diga pois estou fazendo planos para o proximo ano!

  14. rosanafe disse

    Oi, Karinny
    Atente que estou no http://www.simplesdecoracao.com.br agora, viu?
    Se vc colocando tudo que tem que colocar no quarto do bebê consegue ter um corredor livre de 85 cm, está ok, viu ?
    bjos
    ROsana

  15. Karinny disse

    Boa Tarde!
    O quarto do meu bebê é muito pequeno.
    O espaço de circulação vai ficar em torno de 0,85 cm. É muito pequeno? Qual a distancia mínima entre moveis de frente e moveis ao lado?
    Obrigada.
    Karinny

  16. rosanafe disse

    Oi, Ynês!
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Quanto à sua pergunta: Eu particularmente, gosto de alguma coisa como cabeceira. Não sei se a sua tem ou é box. Se tem cabeceira, veja se dá para ela ficar abaixo da janela. Se der, perfeito!!! Se não der, veja se dá para diminuir a altura da cabeceira (normalmente dá, com um bom marceneiro). Se ela é tipo box, sem cabeceira, eu sugiro que vc faça uma cabeceira presa à parede, no espaço entre o final do colchão e o início da janela ou do chão até o início da janela, acolchoada de preferência. Assim vc pode ler um livro sentadinha sem sentir o frio da parede. O lilás vai ficar perfeito, é melhor do que o laranja em quarto, pq dá uma sensação de tranquilidade, ajudando no sono. Vai dar certo!
    bjos
    Rosana

  17. Ynês Vieira disse

    Olá boa noite! Amei a decoração principalmente a foto em que a cabeceira da cama está abaixo da janela pois eu gostaria de colocar minha cama assim e n saberia se iria ficar legal…. Gostaria de substituir a cor laranja que por lilas o que vc acha sendo que o restante branco….. bjs agradeço desde já.

  18. rosanafe disse

    Oi, Ana
    Agora estou postando no http://www.simplesdecoracao.com.br, ok ? Me siga por lá. Este site não está sendo mais atualizado.
    Eu tenho uma história de n carreiras: fui técnica em eletrônica, analista de sistemas, fiz administração de empresas e pós de design de interiores na PUC. Veja minha “história” lá no meu perfil no simplesdecoracao, ok?
    Obrigada e tenha sucesso em sua profissão!
    bjo
    Ro

  19. ana thalyta disse

    oii

    começei a estudar desing de interiores este ano… vim apenas elogiar seu trabalho e perguntar.. vc é formada?? aquitetura?? desing de interiores?? :)

  20. rosanafe disse

    Oi. Juliana!
    Não é uma boa idéia fazer o quarto da criança em um ambiente sem ventilação e ventilador não é uma boa opção, ele só vai fazer circular o ar existente, sem renová-lo, levantar poeira e criar correntes de ar.. Será que vc pode transferir coisas do seu quarto para esta área de serviço e lá no quarto criar um espaço para seu bebê ? Será que pode tirar algum espaço da sala para criar um espaço mínimo que seja para o bebê, aberto para o seu quarto ? Veja a planta do seu apartamento pense nisso. Se desejar, envie a planta para mim (rosanafe@gmail.com). Pode ser que eu consiga visualizar alguma idéia..
    aguardo
    abs
    ROsana

  21. juliana disse

    ola,bom dia
    por favor me ajude,estou gravida e no meu apartamento so tem um quarto e nao tem mais espaço so tem na area de serviço que ate da para botar um berço uma comoda um gurda roupa pequeno entao eu pesei em fazer la mais nao tem ventilaçao nenhuma e nao tem como fazer me ajude sera se eu botar um bom ventilador adianta eu nao sei me de dicar por favor.
    obrigada

  22. Carine Lopes disse

    Boa Tarde,
    Tem um novo livro interessante sobre arquitetura e design de banheiros – um livro
    de 60 projetos de arquitetos famosos feito em conjunto com Deca.
    Vale a pena conferir – recomendo para todos.
    http://www.editoramagma.com.br/livro/411/60-artistas-e-arquitetos-lancamento
    Até mais!

  23. rosanafe disse

    Oi, Albertina, Obrigada!
    Por favor, estou postando agora no http://www.simplesdecoracao.com.br, vá lá, ok ?
    Abs
    Rosana

  24. Albertina disse

    oi gente na verdade gostei imensa dos quartos tanto de casal como de bebe, desejo boa sorte e muitos beijinhos…

  25. rosanafe disse

    Oi, Kátia
    Por favor, estou postando agora no http://www.simplesdecoracao.com.br, vá lá, ok ?
    Não entendi bem como é esta prateleira e nem sei o tamanho dela, mas sugiro que vc pense na funcionalidade. Vc tem um lugar para fazer de trocador para o nenem ? NMuitas vezes se faz o trocador sobre a cômoda. Então, pense na funcionalidade (o que vc vai precisar para cuidar bem do nenem no quarto), na circulação (o espaço tem que ser bom para vc circular, inclusive com o bebe no colo) , na ventilação (correntes de ar ou pouca circulação de ar são ruins para o bebe), na segurança e na iluminação (para fazer suas atividades no quarto e o bebê não ser ofuscado). Acho muito interessante ter prateleiras nas paredes, perto, acima ou ao lado do trocador, em altura boa para vc pegar os utensílios sem ter que se abaixar ou se esticar toda.
    Espero ter ajudado
    abs
    ROsana

  26. Kátia Pires disse

    Olá
    Estou grávida de sete meses, já comprei os móveis, o guarda roupa do bebê já tenho,embutido, ao lado da janela, comprei um berço, uma comoda e uma prateleira de dois andares com uma portinha ao meio, do tamanho da comoda, minha pergunta é?? A prateleira tem que ficar em cima da comoda?? Ou posso colocá-la em outro lugar?? Outra dúvida: A prateleira tem que ficar visível assim que a pessoa entra na porta de entrada do quarto?? Pois estou querendo colcoar a comoda com a prateleira em cima ao lado da porta de entrada, tudo bem??

    Grata

    Ka´tia

  27. rosanafe disse

    Oi, Suan
    Primeiro, Parabéns!!
    Em segundo lugar, não sei exatamente qual é a sua dúvida, mas se for a cor, tenho uma sugestâo: Use verde e azul. São cores alegres, acalmam, não são nem de menina nem de menino. Use tons suaves, clarinhos, nada de verde-bandeira, certo ? E acrescente branco, para suavizar mais ainda, ok ?
    Se não for esta a dúvida, pf, retorne que terei o maior prazer em lhe ajudar.
    Um grande beijo
    da Ro

  28. SUAN disse

    olá, gostaria de dizer que adorei as dicas de decorção. E aproveitar e tentar tirar uma dúvida, quer dizer, pedir uma sugestão!!! Estou grávida novamente, tenho um bebe que vai fazer 2 anos em dezembro e acho que estou grávida de menina. Quero decorar o quarto de uma maneira que fique bom para os 2, porém ñ gostaria de usar os tons de bege, já que se eu tiver menina mesmo, gostaria que o quarto ficasse lindo para os 2!! o que devo usar??? ou melhor o que devo fazer???!!!

  29. rosanafe disse

    Oi, Rita
    Por favor, estou postando agora no http://www.simplesdecoracao.com.br, vá lá, ok ?
    Quanto a dicas para o quarto de sua filha, devido à dimensão, posso lhe dar as seguintes dicas:
    1) Opte por cores claras;
    2) Use bastante as paredes para colocar coisas, com prateleiras, principalmente.
    3) Como o quarto é bem pequeno escolha móveis poucos, claros e pequenos e poucos elementos de decoração. Neste espaço, menos é realmente mais.
    4) Cortinas ou persianas tbém claras e leves;
    5) Se for possível, ao invés de comprar móveis prontos, opte por um bom projeto de móveis e um bom marceneiro. Vc vai poder usar muito melhor os espaços.
    Acho que seguindo estas dicas básicas vc poderá usar bem o espaço.
    Boa sorte e obrigada
    Rosana

  30. Rita disse

    Oi,
    Rosana, boa tarde, comprei um apartamento, quero decorar o quarto de de minha filha de 12 anos, a media 1,90 X 2,00, vc pode me da uma dica.

    abraço

    Rita

  31. Amei sua criatividade nas decorações acima,estão lindissímas e super cativantes.

  32. rosanafe disse

    rsrsrs! Suspenseeee! Amanhã eu vou postar , ok ?
    Um beijão!
    RO

  33. ALINE disse

    Oi Ro,

    estou ansiosa pelo resultado da promoção. Quado será divulgado o resultado?

    bjos,

  34. rosanafe disse

    Eclesia,
    Realmente é o mais comum pq permite uma melhor circulação, considerando duas pessoas usando-a. Mas já vi muitas soluções com a cama encostada na parede como vc deseja. O que acho que deve observar é a temperatura da parede (por exemplo, no meu apto uma das paredes do quartos é muito mais fria que as outras devido ao vento que bate na sua parte externa, que está sempre na sombra) isso pode trazer desconforto e até facilitar doenças se a pessoa dormir encostada nesta parede fria. Outra coisa é a questão de umidade na parede ou infiltrações, pelas mesmas razões.
    O que ficaria (eu acho) interessante é de dia, principalmente, colocar muitas almofadas, de forma que pareça um sofazão, sabe ?
    Por coincidência , coloquei um post hoje que tem 2 camas de casal encostadas na parede. Dê uma olhada.
    Abs
    Rosana

  35. eclesia disse

    Olá,

    Gostaria de saber se fica estranho eu colocar uma cama de casal encostada na parede. O lado que ficaria encostado é apenas uma lateral(a parte maior). É para minha mãe que quer reformar o quarto e usa cama de casal. Como só vejo cama de casal com as duas laterais livres, fiquei indecisa em relação a esta possibilidade.
    Obrigada
    Eclesia

  36. rosanafe disse

    Aline,
    Entre na promoção dos 100 mil, que está rolando no blog até dia 15.
    abs
    Rosana

  37. ALINE disse

    Oi Rosana, gostaria de sua ajuda para decorar o quarto da minha filha pois estou gráida novamente e o vai ser um menino. Posso mandar fotos do quarto? O espaço é pequeno por isso a minha dificuldade. Agradeço desde já.

  38. rosanafe disse

    Oi, Lidia! Em 1o. lugar, um sonho que tenho é conhecer Portugal, adoro este país! As vezes compro algumas revistas de decoração daí e acho lindo o estilo delas.

    Em relação à sua questão: É mesmo confuso. Sugiro vc participar da promoção que estou fazendo. Veja na página inicial do blog.
    Mas, posso dizer que: A decoração do banheiro, deve sim ter harmonia com o quarto (no caso de suite, principalmente). Mas não precisa ter a mesma cor, mas a cor deve combinar com a cor do quarto (ou ser neutras e claras) e vc pode, por exemplo, colocar elementos de decoração que tenham a cor do quarto ou que repitam algumas das cores do quarto, para dar uma idéia de unidade, continuidade. Os móveis do quarto são escuros e puxando para o vermelho, como eu entendi. Então, ficaria bem com paredes puxando para o cinza, marrom, dourado, ou verde esmaecido. Vc pode fazer uma das paredes com a cor escolhida mais escura (fechada) ou mais clara. Eu gosto de uma parede mais escura. Sugiro que a parede da cabeceira da cama seja a diferente. A parede onde bate a luz da janela não deve ser a com a cor mais escura pois é ela que joga a luz para o resto do quarto. Sendo o sofá em cru, talvez o ideal nas paredes sejam tons puxando para o mel, dourado, e decoração com elementos mais coloridos e aí vc pode jogar o mesmo no banheiro.
    Ok ?
    bjos
    Ro

  39. LICAS disse

    Boa tarde! Em primeiro lugar mtos parabéns pelo seu site, e pelo tão bom gosto!
    Precisava de ajuda na decoração do meu quarto de casal, pois neste momento estou cansada da sua imagem. A mobilia é cerejeira- castanha avermelhada- linha moderna- cama grande. O quarto tem banheiro os ajuleizos são brancos/rosa bébé e rosa velho.- A decoração do quarto deve estar em harmonia com a cor do banheiro?
    As paredes são brancas mas este ano gostava de pintar de outra cor e colocar novos cortinados… que cores me aconselha? Gostava de pintar uma parede de outra cor… qdo se entra ficamos virados para a janela, da parede do lado direito fica o roupeiro q é em espelho, tenho um sofá em cor cru, e uma mesinha de apoio, na outra parede está uma cómoda, e na outra a cama e as mesas cabeceira… é confuso né?…

  40. rosanafe disse

    Oi, Nayanne
    Ok, vou fazer um post cheeeio de quartos de crianças para vc, ok ?
    bjos
    Ro

  41. nayanne disse

    olha devia colocamais quartos de criança ai em !@@@@@@@@@

  42. rosanafe disse

    Ana,
    Já respondi o abaixo. Se desejar mandar fotos, posso lhe dar pequenos conselhos mais específicos. Mande para rosanafe@gmail.com.
    bjos
    ROsana

  43. Ana Cristina Truzzi Hvanov disse

    Querida amei suas fotos de quartos,mas não tem nenhum parecido com o meu quarto e nem o da minha filha.Como estou pintando a casa,gostaria de dar um up no meu quarto e uma radicalizada no da minha filha,mas estou um pouco desprevinida e preciso de uma idéias.Amo artesa nato,já dei aulas de découpage.Vc pode me ajudar
    Vc quer uma foto de cada quarto?Pra onde eu posso mandar?
    bjs

  44. rosanafe disse

    Oi!
    Obrigada pelos elogios. Parabéns adiantados pelo seu novo nenem! Acho branco e lilás muito bonitos, o quarto vai ficar claro e alegre! Sendo um quarto 4×4 eu sugiro que ao invés de fazer um closet totalmente fechado, vc faça uma divisória que não vá até o teto, de forma que tudo fique bem arejado e claro. Inclusive esta divisória pode ser de alvenaria ou não. Pode ser em madeira, com detalhes tipo veneziana, como algumas portas tem, por exemplo. Vou procurar alguns exemplos e envio prá vc.
    Em relação à caixa, infelizmente não sei mais de onde tirei, mas é, provavelmente, uma caixa de madeira fina, que uma pessoa que saiba lidar com madeira faz com facilidade. Acredito que em lojas que vendem caixas de madeira para artezanato vc pode acabar encontrando. E ela é toda forrada de tecido por fora e, me parece, pintada por dentro, o que é fácil de fazer também.
    Um beijo e obrigada
    (ps.: Retirei seu telefone da mensagem para sua segurança. Inclusive, sugiro que vc não informe seu telefone em sites ou blogs que todo mundo vê, ok ?)
    Rosana

  45. joeliA Guimaraes disse

    Ola amei as sua sujestoes e criticas.tenho um quanto de 4×4 nele ja tem uma filha de 6 aninho e estar chegando outra em dezembro,qr pintar todo de branco e a decoraçaõ o mais simpliex possivel qro fazer lilas.na entrada tem uma porta e uma janela,ao entrar no lado direito tem um banheito como fazer p/ ficar espaço e bem aconchegante.sim qro fazer um acloser no propio quarto em gesso no mesmo isso sem poder gastar muito pis o money esatr muito escarço.obg e que Deus te abençoe.

    SIM GOSTARIA DE ADQUIRIR ESSA CX PARA FRALDAS,SENDO CRUA COMO FAZER.POIS JA PROUCUREI AQUI E NAO TEM ESSE ESTILO,É LINDA E MUI UTIL DEPIS.BY
    ATENCIOSAMENTE

    JOLEIA GUIMARAES

  46. rosanafe disse

    Maylson,
    eu gosto do marfim com o azul, mas não um azul vivo, pode usar tbém verde, marrom… É uma cor fácil de compor, mas como é clara, para ficar proeminente, uma cor mais escura é o ideal, no meu ponto de vista. Veja, no site da Suvinil (www.suvinil.com.br), no Simulador de decoração as cores p077, E152, R143 e P172. Espero que goste.
    Ps.: Se seu quarto é escuro, sugiro colocar esta cor mais escura em uma das paredes (aquela onde bater menos sol) e clareá-las nas outras paredes, com branco ou colocar um areia na parede que recebe mais sol.
    Abs
    Rosana

  47. Maylson disse

    corrigindo a cor do meu quarto é marfim, qual a cor das paredes que eu poderia pintar para realçar?

  48. Maylson disse

    estou fazendo uma reforma no meu quarto onde a cor dos movéis amarelo qual a cor das paredes que eu poderia pintar para realçar a cor dos quartos…

  49. rosanafe disse

    Oi, Sueli!
    Infelizmente (ou felizmente?) a quantidade de pedidos que estou recebendo para dar esta ajuda está tão grande e tem me tomado tanto tempo que ou desisto ou vou ter que cobrar pela consultoria. Se desejar conversar comigo sobre isso mande um mail para mim, ok ? (Rosanafe@gmail.com).
    abs
    ROsana

  50. Sueli disse

    Oi Rosanafe td bem? Qria a sua ajuda vou reformar e decorar meu apartamento e qria sua ajuda posso te mandar algumas fotos do ambiente?

    Obrigada.

  51. rosanafe disse

    Oi, Verônica!
    Realmente , idosos e pessoas com deficiências de locomoção são esquecidas …. Tenho algum material aqui sobre os cuidados que devemos ter pq estudei sobre este assunto. Vou enviar para vc na próxima semana, por e-mail, ok ? E vc me deu uma grande idéia: vou colocar tbém no blog.
    Um abraço e aguarde meu e-mail.
    ROsana

  52. ANAVERONICA MACHADO GOMES disse

    OLÁ, SEUS QUARTOS SÃO MUITO LINDOS, ADOREI, SÓ QUE NÃO CONSEGUI LOCALIZAR EM NUNHUM SITE, DORMITÓRIO PARA IDISOS, EU TB ESTUDO DEISIG, E ESTOU PESQUISANDO, PARA UM TRABALHO, NÃO VAIS ACREDITAR ?NÃO CONSEGUI,TEM QUARTOS DESDE A EMPREGADA, COMO NOSSOS IDOSOS SÃO ESQUECIDOS, CONCORDA! SE TIVERES ALGUMA COISA POR GENTILESA ME INFORME,É PARA PESSOA IDOSA QUE MORA COM A FAMÍLIA , ASSIM COMO BANHEIROS TB.É PARA MINHA MÃE. AGRADEÇO ANTECIPADAMNETE. BJS VERONICA

  53. rosanafe disse

    OI, Maria! mande a foto para rosanafe@gmail.com, que tentarei te ajudar.
    Cabeceira de cama hoje se decora com tudo! Tecido liso, estampado, patchwork, são super atuais… Só atenção com as cores para o resultado ficar harmônico.
    Mas uma cama de madeira muito boa não é para se jogar fora assim, né ? Já pensou em pintar, fazer pátina ou outra técnica, enfim, dar uma renovada e rejuvenescer a própria cama ?
    bjos
    RO

  54. Mariav disse

    Olá,Ro
    Por favor me ajude,adorooo decoração e estou qrendo mudar meu quarto,posso te mandar uma foto dele pra vc me ajudar???
    Ah e gostaria de saber tbm se ainda é legal decorar a cebeceira da cama com tecido?
    É q minha cama é de madeira mto boa e tô com pouca grana,não qria me desfazer dela,mas qro mudar seu visual,pq ela é mto séria e antiga…
    bjooo

  55. rosanafe disse

    Oi, Carolina! Obrigada pelo feedback e pela dica.
    Um abraço
    ROsana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: